Centro de hematologia abre posto de coleta no Shopping Iguatemi, em Fortaleza (CE)

Os doadores do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, contam com um novo posto de coleta no Shopping Iguatemi Fortaleza para realizar doação de sangue e cadastro de medula óssea. A unidade localizada no primeiro piso da expansão atende os voluntários de segunda a sábado, das 10h às 21h30 e aos domingos, das 13h às 20h30.

O posto de coleta do Hemoce funcionará até 28 de março em frente à praça de convivência do shopping. A ação faz parte do projeto Hemoce Perto de Você, que tem como objetivo facilitar o acesso da população aos pontos de doação de sangue. A implantação da nova unidade acontece em parceria com o Instituto Pró-Hemoce (IPH), que viabiliza a estrutura dos locais de coleta externa do Hemoce com base na política de sangue do Estado.

A unidade adaptada para a coleta de sangue possui uma equipe formada por médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistente social para receber os voluntários. O espaço tem condições de receber até 40 doações de sangue por dia.

Luciana Carlos, diretora geral do Hemoce, ressalta a importância das parcerias para o Hemoce estar mais perto da população. “A chegada do Hemoce no shopping facilita e diversifica o acesso aos locais de doação, permitindo que a população realize o gesto de solidariedade num local que faz parte da sua rotina, tornando o ato de doar sangue um gesto regular. O Iguatemi é um parceiro que sempre podemos contar. A gente só tem a agradecer pela parceria”, finaliza.

Hemoce e Iguatemi

A parceria do Hemoce com o shopping Iguatemi Fortaleza acontece desde 2003, por meio das coletas externas realizadas na unidade móvel e desde 2016 nos espaços internos cedidos pelo estabelecimento. Em 2019, o Hemoce esteve no Shopping e recebeu 1.931 doadores de sangue e cadastrou 745 pessoas para doação de medula óssea nos três meses de funcionamento do posto de coleta.

Agende sua doação

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal. Voluntários podem agendar doação pelo site: doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones (85) 3101 2305 / (85) 99681 7597.

Deixe uma resposta