De startups às mais tradicionais: quatro grandes marcas que usam coworking como solução

Dados do Censo Coworking 2019, realizado pela entidade Coworking Brasil, indicam que atualmente existem no País cerca de 1.497 espaços de trabalho compartilhados, em 195 municípios. Um crescimento de 25% de novos escritórios nesse segmento desde 2018. Os números apontam aumento de busca por esse estilo de imóvel para sediar empresas, devido não apenas a economia gerada, mas também todas as facilidades e benefícios proporcionados aos usuários, como equipes de limpeza, telefonia, secretária, cozinha, café, entre outros.

Confira algumas grandes empresas que passaram a utilizar esse modelo de trabalho nos últimos anos ou que fundaram o seu próprio espaço:

1-Uber

A startup que presta serviços de transporte privado começou seus negócios em um coworking chamado The Yard localizado em Nova York, mas mesmo depois de seu crescimento, a empresa continua operando em um espaço compartilhado, agora em São Francisco, conhecido como Rocket Space.

2-Ford

A tradicional montadora de carros multinacional inaugurou em 2018, na Bahia, o Creative Room, um espaço para os colaboradores desenvolverem soluções inovadoras que possui um conceito de sustentabilidade alinhado a tecnologia de ponta e que tem como objetivo incentivar a criatividade e inovação de toda a fábrica.

3- OLX

O site especializado em compra e venda de itens diversos utiliza o coworking WeWork, em Porto Alegre, onde compartilha o espaço com outras 45 empresas menores, além de algumas mais conhecidas como Yara Fertilizantes e Agrofy.

4- Movile

A empresa nasceu em 1998, é especialista em finanças, gestão, cultura e inovação de organizações e estava em busca de coworkings para abrir escritórios em outros espaços fora de São Paulo, por isso, passou a utilizar o espaço Beer&Coffee.

No Brasil, o Movimento Vem pro Coworking, idealizado pela empresa Conexa, criou um portal onde coworkings de todo o país podem se cadastrar gratuitamente, facilitando que empresas encontrem o espaço compartilhado ideal para seus negócios e equipe. A iniciativa recebeu 328 novos espaços cadastrados em três meses. O site conta com uma calculadora de custos gratuita, que demonstra os benefícios e economias que empresas tradicionais podem ter ao optar pelo novo formato, além de mostrar, através de geolocalização, quais locais são os mais adequados para alocar colaboradores.

Deixe uma resposta