Proximidade com o público é diferencial de operadoras regionais de TV e internet

Um serviço personalizado, com características locais e proximidade com o público, tem sido o grande trunfo dos provedores regionais de internet para superar a concorrência em diversos municípios do país. Essas marcas, que já lideram o mercado nacional de banda larga fixa, com 30% do total de assinantes (quase 10 milhões de conexões), seguem avançando, como apontam os dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). 

Durante a pandemia de Covid-19 e o período de isolamento social, as companhias cresceram cerca de 25%, como foi apontado na quarta edição do evento Conecta Brasil, realizado no mês de setembro. A ascensão é impulsionada por diversos fatores, como afirmam especialistas no setor.

“Nos últimos anos, temos notado que o público está optando por provedores regionais. O consumidor entendeu que essas marcas estão mais próximas da sua região e comercializam planos sob medida, que por muitas vezes são mais vantajosos” explica Marcelo Rodrigues, diretor comercial da MultTV, empresa especializada em compartilhamento de headend, que atua em parceria com operadoras em todo o Brasil.

Segundo levantamento realizado pelo site Melhor Plano, entre os meses de fevereiro e março de 2020 houve um aumento de 42,8% na procura por esses provedores. A análise também apontou um crescimento de 36% nas pesquisas pelo serviço de TV por assinatura, nova aposta das ISPs (Internet Service Providers).

“Muitas empresas que comercializavam apenas banda larga perceberam que poderiam aumentar seus lucros oferecendo TV paga e vendendo o popular combo, que representa grande economia para o assinante. Diversas marcas já investiram neste segmento conosco e trouxeram diferenciais para o novo produto, como canais locais de TV e planos sob medida para a região, o que tem ajudado no momento em que o cliente vai escolher sua operadora”, afirma Rodrigues. 

De acordo com os profissionais da MultTV, ao oferecer um combo com TV e internet, os provedores regionais têm em média uma adesão de 15% de novos clientes, número que pode chegar em 30%.

Deixe uma resposta