Artista plástico presenteia crianças com brinquedos feitos a partir da coleta seletiva do hotel Sonata de Iracema, em Fortaleza (CE)

O Hotel Sonata de Iracema promove, em parceria com o artista plástico Carlos Careca, uma ação sustentável que presenteia crianças hospedadas no estabelecimento com brinquedos produzidos 100% com material reciclável. A iniciativa segue até fevereiro e conta com a venda de cartões e pôsteres, também feitos com o material.

Os objetos são desenvolvidos a partir do resultado da coleta seletiva feita no Hotel, que servem para montar desde cartões personalizados e molduras até brinquedos, como carrinhos.

O artista, que há 50 anos já produz trabalhos voltados para a arte a partir de resíduos encontrados no lixo, afirma que a identificação com as iniciativas de incentivo ao meio ambiente oferecidas pelo Sonata foi o fator crucial para escolher desenvolver o trabalho na Casa. “A sustentabilidade é uma das principais tônicas levadas pela administração do Hotel. Somos o queijo e a goiabada, sabe? E estamos dando certo”, afirma Carlos Careca.

Ele pontua a importância de diferentes culturas se encontrarem no Sonata e se identificarem com o trabalho oferecido por um artista cearense. “Me deparar com uma situação dessa dentro de um hotel, onde muitas culturas participam no dia a dia durante suas hospedagens, é fantástico. Os hóspedes estão recebendo carinho, honestidade, gratidão e profissionalismo do estabelecimento, além de mimos de um artista que agora está desenvolvendo um trabalho de acordo com a filosofia do Hotel”, diz.

Ivana Bezerra Rangel, proprietária do empreendimento, reforça a necessidade de firmar um compromisso com o meio ambiente. “Entre os valores do hotel, estão práticas sustentáveis para diminuir o impacto ao meio ambiente, apoio à cultura cearense e inclusão social. Temos um espaço reservado para exposições de obras de arte e diversas iniciativas de sustentabilidade, como um ecoponto em parceria com a Enel”, conta Ivana.

Outras iniciativas

O Hotel Sonata é referência em protocolos que amenizam impactos à natureza. Com ações sustentáveis, o empreendimento tem como pilar o compromisso com o meio ambiente a partir de ações e parcerias estratégicas, como a que realiza com a Enel.

Por meio da parceria com a Enel, o Hotel concede um espaço nas suas dependências para instalação de um Ecoponto que atende à comunidade, o que permite a troca de resíduos recicláveis por descontos na conta de luz.

Dentre os mecanismos internos utilizados para diminuir os impactos, estão a eliminação de canudos de plásticos, o uso de papel reciclável para impressões e a coleta seletiva do lixo das salas e do refeitório.

O estabelecimento também trocou o mexedor de plástico por macarrão e os copos descartáveis de algumas áreas por xícaras e copos de vidro, além de usar shampoos e condicionadores refis.

Deixe uma resposta