Internet por fibra ótica: setor registra crescimento de 70% nos últimos 12 meses

A Internet por fibra óptica cresceu 70%, entre novembro/19 e novembro/20 Os dados são os últimos divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O crescimento mostra a demanda dos brasileiros por uma internet ainda mais rápida e de qualidade em um cenário onde, por causa da pandemia, o Home Office se tornou uma realidade para muitos.

No cenário geral, já são mais de 36 milhões de usuários no país, alta de 10% no comparativo dos 12 meses, mesmo que represente uma redução de 0,1% entre outubro e novembro de 2020. No que se refere à fibra óptica, o comparativo entre esses dois meses foi de 2,5%.

Nessa disputa pela preferência dos usuários, as provedoras de pequeno porte (PPPs) foram as que mais se destacaram, inclusive sobre as empresas de maior porte como Vivo, Oi e Claro. Juntas, as PPPs ampliaram o acesso por fibra óptica em 73% no último ano e concentram cerca de 70% dos brasileiros que utilizam a internet via fibra óptica.

Exemplo desse crescimento e liderança das PPPs é a Brisanet. De acordo com os dados divulgados pela Anatel, a empresa tem 22% de participação na Região Nordeste no que se refere à internet de banda larga via fibra óptica, inclusive 6 pontos percentuais à frente da segunda do ranking, a Oi. A terceira na tabela é a Vivo, com apenas 6% do mercado. No ranking nacional, a Brisanet fica em terceiro lugar em presença de mercado, com 3,7%, atrás da Vivo, que lidera com 20,8%, e Oi, que conta com 14,5%.

“Temos atuado fortemente para ampliar nossa presença na Região Nordeste. Estamos presentes em mais de 200 cidades nos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Só em 2020 a empresa cresceu 80% em números de assinantes, chegando a 623 mil contratos”, conta o sócio-diretor comercial do Grupo Brisanet, Jordão Estevam. Para ele, a expectativa é de que a empresa, junto a rede de franquias Agility Telecom, que faz parte do Grupo Brisanet, amplie a cobertura para todos os nove estados do Nordeste. “O nosso grande objetivo é conseguir entregar a excelência dos nossos serviços desde cidades afastadas dos grandes centros urbanos até capitais por toda a região Nordeste”, completa.

Deixe uma resposta