Companhia anuncia nove 5G Labs para possibilitar que players econômicos deem vida ao uso da tecnologia

Estudo da empresa Orange, realizado em parceria com a GlobalWebIndex, 72% das empresas atualmente esperam que sua operadora forneça suporte em relação ao 5G, para que possam testar, experimentar e desenvolver seus projetos com antecedência. O ‘Orange 5G Labs’, anunciado pela empresa, vai atender a essa demanda e ajudar os agentes econômicos a entender melhor as oportunidades, o valor e a utilidade dessa tecnologia. Por meio da iniciativa, será possível testar soluções e serviços atuais e pensar em novos usos, enquanto parte de um ecossistema propício para coinovar e começar a mudar modelos de negócios.

“Acreditamos que o 5G impulsionará a competição empresarial e o desenvolvimento regional. É por isso que a Orange está envolvida em um projeto de coinovação focado em 5G para pensar em seu uso no futuro. Ter uma presença local mais próxima é uma parte fundamental do Orange 5G Labs, para apoiar a transformação digital dos agentes econômicos e ajudar a todos a aproveitar o potencial dessa tecnologia”, afirma Michäel Trabbia, diretor de tecnologia e inovação da Orange Business Services.

Orange 5G Lab – laboratórios próximos aos ecossistemas locais

A Orange vai lançar esta iniciativa após abrir o Orange 5G Labs na França e no exterior em 2021. A implantação do modelo em todas as regiões será feita para atender às necessidades das autoridades locais e das empresas, como startups, PMEs e grandes corporações.

A primeira das sete regiões francesas a receber o Orange 5G Lab foi Châtillon (região de Paris). A inauguração foi feita na primeira semana de fevereiro. Os outros seis laboratórios serão abertos gradualmente nas cidades de: Lille, Lyon-Charbonnières, Marselha, Paris-La Défense, Rennes e Toulouse.

Alguns desses laboratórios serão especializados em um campo específico, mas não serão dedicados exclusivamente a essa área. Um exemplo será o laboratório de Lyon, localizado no Campus Région du Numérique em Charbonnières-les-Bains, que estará focado na Indústria 4.0, e o espaço Cœur Défense no Centro de Inovação do Cliente, que terá foco nos principais clientes da Orange Business Services.

A iniciativa também será lançada em países europeus onde o Grupo está presente durante o primeiro semestre de 2021. Um Orange 5G Lab será inaugurado em Bucareste, na Romênia, em parceria com a Universidade Politehnica de Bucareste. Na Bélgica, o Lab estará localizado próximo ao campus da Orange Industry 4.0 no Porto de Antuérpia. Neste Orange 5G Lab, serão demonstrados diferentes casos de uso que já foram desenvolvidos em colaboração com parceiros industriais no porto.

Além disso, um desafio 5G para startups e desenvolvedores terá início na Espanha no final de fevereiro para desenvolver novos aplicativos. Os vencedores serão apoiados pela iniciativa Orange 5G Lab, incluindo acesso a especialistas e equipamentos 5G na França.

Serviços e suporte oferecido a agentes econômicos

Os serviços prestados serão baseados em:

• Um programa para aprender sobre 5G e seus possíveis usos por meio de demonstrações e atividades. Ele será complementado por um site – 5glab.orange.com e uma série de webinars temáticos e educacionais.

• Oportunidade para os agentes envolvidos testarem seus produtos e serviços em ambiente 5G antes de sua implantação ou na rede comercial em condições reais. Eles poderão contar com os equipamentos 5G do futuro (óculos de realidade aumentada, fones de ouvido de realidade virtual, roteadores, dispositivos 5G, módulos 5G). Além do ambiente 5G, as funcionalidades de Edge Computing também serão fornecidas em alguns laboratórios Orange 5G para testar serviços que exigem um tempo de resposta mais curto, por exemplo. 

As empresas terão um suporte técnico, de rede e especialistas de produto da Orange, além de todo o ecossistema do Orange 5G Lab. Além dos laboratórios com endereço físico, o acesso digital virtual também será configurado para permitir que todos os participantes relevantes colaborem remotamente de forma eficaz. As empresas interessadas, independentemente de serem clientes da Orange ou não, podem falar com seu contato preferido ou se identificar no site 5glab.orange.com.

A iniciativa do Orange 5G Lab faz parte da campanha de comunicação 5G que a Orange acaba de lançar: “O que há de mais inovador no 5G é o que faremos com ele”.

Deixe uma resposta