Startup oferece inteligência de mercado para bancos e empresas de crédito

A concessão de crédito é uma atividade que envolve muitos riscos, mais ainda no Brasil, onde há alta inadimplência. Portanto, exige estratégia para que esses riscos sejam minimizados, permitindo decisões assertivas, que garantam a sustentabilidade do negócio. Só pra ter uma ideia, as concessões de crédito livre para pessoas jurídicas (PJ) atingiram R$ 21,9 bilhões em julho do ano passado, conforme divulgado pelo Banco Central (BC).

Cada vez mais, o  mercado de bancos e crédito vem se beneficiando das inovações e, especialmente na etapa de análise de riscos – uma das mais críticas do negócio, a tecnologia vem trazendo grandes avanços.Na concessão de crédito para pessoas jurídicas, por exemplo, há uma infinidade de dados financeiros disponíveis, mas as informações são esparsas e nem sempre consistentes ou confiáveis. Os analistas se veem mergulhados em planilhas e dados para chegar a uma decisão assertiva, mas encontram dificuldade e insegurança, pois não conseguem fazer suas avaliações baseadas em um banco de dados confiável e acabam dedicando um bom tempo organizando informações.

A startup Klooks oferece aos credores de pessoas jurídicas a chance de integrarem aos seus sistemas um banco de dados robusto e confiável, que automatiza o processo de planilhamento de demonstrativos financeiros (geralmente tabelas extensas em pdf). A Klooks facilita as análises porque coleta demonstrativos financeiros de empresas de capital fechado que estejam disponíveis em fontes públicas e os entrega tabulados aos usuários da plataforma. Trata-se de uma informação indispensável à análise de crédito e que geralmente precisa ser solicitada ao cliente. Além do trabalho manual ser mais demorado, está sujeito a erros e inconsistências, sem contar que os analistas acabam envolvidos em rotinas “braçais” de baixo valor agregado”, explica Alexandre Abu-Jamra, CEO e fundador da Klooks.

Ainda segundo o especialista, a solução criada pela startup automatiza essa rotina e seu usuário precisa simplesmente fazer uma consulta por CNPJ para acessar as informações que deseja. Caso ele tenha um modelo automático de análise de dados, em muitos casos a plataforma acaba sendo a chave que falta para automatizar a análise de crédito por completo, agilizando muito o envio das propostas.

Inteligência de dados para negócios mais rentáveis

A Klooks nasceu em 2012 com a proposta de mapear demonstrativos financeiros de empresas de capital fechado públicos na internet. Desde então, a startup já conquistou importantes clientes, como as empresas Standard & Poor’s, Moody’s Analytics, Lexis Nexis, entre outros. 

A empresa reúne a maior base de demonstrativos financeiros do país, com mais de 35 mil CNPJs sendo constantemente monitorados. Nos últimos anos, recebeu investimento da Porto Seguro e da Plug and Play Tech Center (fundo do Vale do Silício) e entre seus principais produtos estão: demonstrativos financeiros de capital fechado, análises automáticas de benchmarks e pares de mercado, automação do planilhamento de balanços, geração de leads qualificados para prospecção PJ e estudos de inteligência de mercado.  

Deixe uma resposta