Brasil bate marca histórica de 8 gigawatts de potência na energia solar fotovoltaica

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) indicam que o Brasil passou a marca histórica de 8 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica. Desde de 2012, a fonte já trouxe mais de R$ 40 bilhões em investimento ao país e gerou mais de 240 mil empregos acumulados. O Brasil possui mais de 411 mil sistemas solares fotovoltaica, todos conectados à rede que favorecem cerca de 514 mil unidades consumidoras.

A energia solar é uma energia alternativa, renovável e sustentável que funciona utilizando a luz solar como fonte de energia, quando a luz do raio violeta é captada pelos painéis solares, ocorre a transformação da corrente elétrica para utilização em residências, comércios e indústrias.

Por utilizar os raios violetas como fonte de energia, a fotovoltaica é uma forma limpa e sem danos a natureza de se gerar energia elétrica. Com um grande aproveitamento, sendo o calor e a luz violeta como uma das fontes mais aproveitáveis e promissoras de energias do mundo. A energia elétrica fotovoltaica é utilizada para o aquecimento de água, iluminação pública e para sistemas de uso coletivo como escolas, postos de saúde e centros comunitários.

Com o crescimento constante desse segmento, o Governo criou uma linha especifica para o financiamento rural, da energia fotovoltaica, com taxas de juros de até 2,75% ao ano. O produtor que quiser realizar o empréstimo para investir nesse segmento terá o prazo de até 10 anos para quitar a sua dívida e uma economia de até 50% na conta de luz ao longo do financiamento.

O empresário Romário Alves, fundador da Sonhagro, primeira rede de franquias de consultoria de crédito rural, comenta sobre o segmento. “O setor da energia solar está em expansão e cresce a cada dia mais, com um investimento rentável, de rápido retorno e com uma energia limpa e renovável, é normal que os produtores se interessem por esse segmento”.

Atualmente, essa modalidade de energia está presente nos estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.

Deixe uma resposta