Você já se perguntou como acontece o fluxo de pagamento dos cartões de crédito? Depois de comprar online ou passar o cartão na maquininha, o dinheiro percorre um caminho até chegar à conta do vendedor. Sem dúvidas, todo o processo de transmissão de dados e autorização precisa ser feito de maneira muito rápida e com muita segurança.
Para que tudo seja possível, é necessário contar com um fluxo de transação de pagamento muito consistente e todas as partes envolvidas devem estar em plena atividade. Mas antes de explicar como funciona esse processo de fato, é importante conhecer quais são os principais elementos dessa equação. Vamos lá?
- Portador: é o cliente que faz a compra com o cartão nos estabelecimentos físicos e nas lojas online.
- Adquirente: é o nome da maquininha de cartão, responsável em fazer a conexão entre o estabelecimento e a bandeira.
- Bandeira: nome que vem no cartão, ela administra a relação entre banco, credenciadora e facilitador de pagamento.
- Emissor: é a instituição responsável pela emissão dos cartões, ela recebe os dados da compra, faz a autorização e registra a cobrança.
Agora que você já conhece todos os envolvidos no projeto, vamos partir para a explicação de como acontece o fluxo de pagamento. É claro que todo o processo não é assim tão linear, uma vez que ocorre a troca de dados para autorizar a transação, liberação dos recursos e posterior cobrança ao titular do cartão.
Mas como isso acontece? Podemos resumir esse fluxo da seguinte maneira:
- O portador passa o cartão na maquininha da loja ou insere os dados na loja virtual;
- Os dados são enviados da adquirente para a bandeira do cartão;
- A bandeira determina a liberação do pagamento pelo emissor do cartão;
- O emissor autoriza a compra após verificar se o portador tem o limite para a compra;
- A bandeira informa a autorização a adquirente, que envia a resposta para o lojista;
- O lojista conclui a compra e o cliente recebe um comprovante da transação.
Apesar de serem muitas etapas até a aprovação de uma operação, tudo ocorre em questão de poucos segundos e conta com tecnologias que garantem a segurança e a validade da transação. A empresa brasiliense Bank10 está entre entre os 10 maiores emissores homologados pela Bandeira Elo e vem se destacando cada vez mais no mercado.
O diretor da Bank10, Rodolffo Adriano Roriz Araújo, afirma que a empresa está preparada para traçar estratégias específicas para cada tipo de negócio. “Hoje os serviços da Bank10, sem dúvida, atendem as necessidades de empresas dos mais variados segmentos e tipos de negócios. De fintechs a empresas do varejo, contamos com soluções financeiras personalizadas para cada tipo de negócio”, contou.