Com matéria-prima sustentável, startup evita desperdício de mais de 500 milhões de litros de água em quatro anos

Inovação na criação de roupas com foco na funcionalidade é a especialidade da Insider. Desde que iniciou as atividades, em 2017, a startup investe na produção e comercialização de peças em tecidos com tecnologia anti suor, anti odor e com regulação térmica. Mas não é só quem usa que é beneficiado. Os produtos da marca registram dados impressionantes quando se pensa em meio ambiente.

Feitos de modal (fibra celulósica), utilizam cerca de 10 a 20x menos água do que uma peça semelhante de algodão. Uma camiseta simples de algodão, por exemplo, consome cerca de 2700 litros de água na sua produção, enquanto uma camiseta de modal gasta cerca de 300 litros, totalizando uma economia de 2400 litros. “Nos últimos quatro anos, a Insider conseguiu evitar o consumo de mais de 500 milhões de litros de água. E isso é motivo de orgulho para a gente porque casa perfeitamente com nosso propósito, de criar peças funcionais, mas também sustentáveis”, afirma Carolina Matsuse, sócia-fundadora da marca.

A executiva ainda explica que a fibra usada nas roupas da Insider tem uma produção neutra em carbono (Carbon-neutral) e sua matéria-prima utiliza menos área de plantio do que o algodão tradicional, sem necessidade de desmatamento. A matéria-prima também não usa agrotóxicos e  pesticidas, enquanto o algodão, que ocupa 2.4% da área plantada do planeta, é responsável pelo consumo de 6% de todo o pesticida e 16% do inseticida gasto.

Todas as fibras celulósicas utilizadas pela startup possuem como matéria-prima madeira de reflorestamento com origem comprovada e certificada por órgãos internacionais, garantindo que vem de origens sustentáveis. “O processo de produção é em formato cíclico de maneira que é possível recuperar de forma muito eficiente todos os solventes utilizados, além da obtenção de co-produtos celulósicos, reduzindo o descarte e aumentando a eco-responsabilidade”. Todos esses produtos são completamente biodegradáveis, podendo retornar por completo à natureza.

Os produtos da Insider com esse tipo de tecnologia garantem uma maior durabilidade em todos os sentidos, quando comparados a peças comuns de algodão: maior durabilidade do tecido em lavagens, pois não encolhem nem deformam; maior durabilidade da cor após diversos ciclos de lavagem, garantindo uma maior vida útil do produto, e um menor impacto ambiental no descarte.

Os itens ainda contam com diversas outras certificações que garantem a sustentabilidade e responsabilidade ecológica de toda a cadeia de produção, como, por exemplo, o EU Ecolabel (Selo concedido pela Comissão Europeia para produtos que apresentam um menor impacto ao meio ambiente); USDA Certified Biobased Product (que certifica produtos criados com base em recursos renováveis, substituindo o uso de fontes fósseis); TUV Austria Belgium NV (Certificação da biodegradabilidade), e OEKO-TEX Standard 100 (Certificação que garante o não uso, ou uso ínfimo, de mais de 1000 compostos químicos).

Poliamida especial Insider

Os produtos fabricados com a poliamida especial Insider (como cueca performance, parte de fora da underwear feminina, performance t-shirt, t-shirt antiviral sport), possuem características únicas, como maior durabilidade e resistência, propriedades bacteriostáticas e outras funcionalidades, aumentando o tempo de vida útil do produto e reduzindo o impacto do descarte.

O processo de produção inteiro é Eco-Friendly, onde toda a água e resíduos gerados são reutilizados, e os gases do efeito estufa são tratados. Além disso, ao comparar com o algodão, o processo como um todo consome menos energia e menos água.

Deixe uma resposta