Ceará terá pelo menos mais uma semana de isolamento social rígido contra o #coronavirus

O Ceará deve retomar gradualmente as atividades econômicas não-essenciais, restringidas em razão da contenção da pandemia da covid-19, a partir do próximo dia 12. A decisão é do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus, tomada em reunião neste domingo (4.4), e foi anunciada pelo governador Camilo Santana (PT), com o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT). Assim, o decreto de Isolamento Social Rígido será renovado por mais uma semana.

“Por precaução, pela orientação dos profissionais do Comitê, dos nossos cientistas, vamos iniciar a flexibilização, a abertura de forma planejada, gradual, das atividades não essenciais no Ceará a partir de 12 abril”, disse o governador. Camilo afirmou que os critérios para retomada passam também pelo diálogo aberto com os setores da economia, com reuniões ao longo da semana que se inicia.

Camilo Santana enfatizou que o isolamento social rígido, decretado em 13 de março para conter o avanço da segunda onda da pandemia no Ceará, é decisivo para reduzir infecções e internações causadas pelo coronavírus. “Os dados mostram que esse isolamento rígido tem trazido resultados importantes. Temos diminuído o número de casos em todo o Ceará e em Fortaleza, que começou com os dados mais fortes da pandemia. Temos diminuído a transmissão, ou seja, um fator de reprodução calculado que chamamos de RT tem caído em Fortaleza, na Região Metropolitana, e no Ceará como um todo”.

O prefeito de Fortaleza ressaltou que é preciso mais tempo para consolidar a tendência registrada na última semana, além de avançar com a campanha de vacinação e abertura de mais leitos. “A circulação viral ainda é muito grande. Nós temos um número positivo desses últimos três dias, vacinamos quase 90 mil pessoas. Quero aproveitar e parabenizar os profissionais de saúde que estavam à frente, parabenizar todos os servidores, mais uma vez, verdadeiros guerreiros e guerreiras”.

O governador também parabenizou os profissionais que estão atuando no enfrentamento à Covid-19. “Quero aproveitar para parabenizar todas as equipes em todos os municípios do estado do Ceará que têm feito a vacinação, não só os profissionais de saúde que têm estado na linha de frente no atendimento, no acolhimento ao enfrentamento à Covid, salvando vidas, mas também nesse trabalho que tem sido feito de vacinação da população. Se tivéssemos mais vacinas já teríamos superado essa pandemia. Eu sempre tenho dito que a única forma de superarmos essa pandemia é a vacinação”.

Ao fim da live, Camilo Santana reforçou a importância da colaboração de todos e desejou um ótimo domingo de Páscoa. “Essa união de todos para que a gente possa superar essa pandemia. Teremos mais vacinas esta semana, expectativa de receber novo lote. Portanto, vamos juntos vencer essa pandemia. E pedimos, mais uma vez, a compreensão de toda a população do estado do Ceará”, finalizou.

Vacinação no Ceará

Na última quarta-feira (31), o Ceará ultrapassou a marca de 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas na população. Até 12h de sexta-feira (2), tinham sido aplicadas 1.101.903 doses, sendo 874.319 como primeira dose e outras 227.594 de segunda dose. De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), as vacinas foram aplicadas dentro das Fases 1 e 2 do Programa Nacional de Imunização (PNI), contemplando idosos a partir de 75 anos, profissionais de saúde da linha de frente no combate à pandemia e idosos com idade inferior a 75 anos, em ordem decrescente.

Mais leitos

Na manhã deste domingo, começou a funcionar a nova unidade de campanha do Hospital de Messejana, com mais 38 leitos de enfermaria para atender pacientes com Covid-19. Até o momento, o Governo do Ceará entregou 4.828 leitos exclusivos para Covid-19, contemplando todas as regiões do Estado.

Deixe uma resposta