Pagamento por #WhatsApp: Conheça as vantagens da nova tecnologia

Cada vez mais presente no mundo dos negócios e na vida do brasileiro, oferecendo diversas possibilidades para facilitar o processo de compra e venda de empresários e clientes, os pagamentos virtuais se tornaram comuns no dia a dia das pessoas: a novidade da vez são as transferências e pagamentos pelo WhatsApp. O Banco Central (BC) concedeu, nesta terça-feira, 30, autorizações de funcionamento que permitem a realização de atividades como essas através do aplicativo. A funcionalidade ainda será disponibilizada pela plataforma do WhatsApp.

A empresa Facebook Pagamentos do Brasil foi aprovada como um “iniciador de pagamentos”. Com a implementação, o WhatsApp pode ser facilmente usado para realizar transferências e pagamentos entre seus usuários, sejam pessoas físicas ou empresas. No entanto, o pleito vale apenas para transações que envolvam a Visa e o Mastercard no Brasil. De acordo com o Banco Central, as operações poderão ser feitas a partir da data em que o WhatsApp disponibilizar a funcionalidade ao cliente e a tarifa cobrada pela transação bancária será definida pelo aplicativo.

Diante desse contexto, a Seven Tech Group, referência há 15 anos em soluções tecnológicas de meios eletrônicos de pagamento, explica as vantagens das empresas adotarem esse novo serviço:

Praticidade: uma vez que as pessoas estão hiperconectadas, processo este acelerado devido ao momento pandêmico no mundo, realizar pagamentos e transferência por WhatsApp, aplicativo mais utilizado pelo consumidor brasileiro, colabora ao máximo na hora de decidir onde comprar.

Rapidez: sem filas, sem burocracia, sem demoras. Ao mesmo tempo em que você está conversando ou negociando, poder pagar dentro da mesma janela de conversa sem precisar trocar de app é, de fato, muito fácil, e se iguala à mesma facilidade de enviar uma foto, por exemplo. Tal vantagem deve acelerar a adoção em massa da nova tecnologia.

Segurança: se as mensagens convencionais trocadas pelo WhatsApp já contam com a criptografia como elemento de segurança, as operações envolvendo dinheiro serão ainda mais seguras, haja visto que a codificação tem o papel fundamental de impedir com que outras pessoas, que não as autorizadas, tenham acesso aos dados transferidos por meio do aplicativo. Já o armazenamento avançado de dados tem diversas camadas de proteção para software e equipamentos. Além disso, a proteção com o PIN do Facebook Pay e a biometria dos aparelhos adicionam ainda mais segurança quando você envia dinheiro. O recurso de pagamentos no WhatsApp é oferecido pelo Facebook Pay e processado pela Cielo no Brasil.

“É primordial que empresários, tanto das micros como das médias e grandes empresas, se atentem ao novo serviço disponibilizado. Além de todas as vantagens citadas anteriormente, uma das principais será o maior volume de vendas. Acredito que esse mecanismo veio para ficar, então quem resolver adotá-lo, estará se diferenciando dos demais. Mas vale ressaltar: é importante ficar atento às taxas aplicáveis, pois manter o equilíbrio econômico é essencial”, avalia Monica Sussia, Product Manager da Seven.

De acordo com o WhatsApp, para enviar e receber dinheiro de amigos e familiares, o cliente precisa configurar o Facebook Pay e verificar um cartão de débito emitido por um dos bancos participantes ou um cartão múltiplo com a função débito. O usuário também poderá usar um cartão de crédito das bandeiras participantes para enviar pagamentos para empresas, porém, é necessário ter pelo menos 18 anos de idade para usar o WhatsApp. Ademais, não é possível usar o recurso de pagamentos no WhatsApp Web e WhatsApp para computador.

Deixe uma resposta