Marketing contínuo: especialista explica a importância da estratégia para marcas já conhecidas

É inevitável nos dias de hoje existir alguém que não conheça as marcas: Coca-Cola, Apple, Amazon, Dove, pois são marcas que estão em todo lugar e constantemente se reinventam para reafirmar os seus nomes no meio social.

Por um lado vemos o trabalho de marketing contínuo dessas marcas, por outro constância delas nas mídias faz com que  muitas pessoas se perguntem o por quê das marcas tão grandes investirem ainda mais em estratégias comunicacionais de marketing.

Segundo a especialista em marketing digital Jennifer de Paula as grandes empresas não precisam ter mais visibilidades, porque elas já conquistaram o seu espaço, mas a fixação da marca precisa ser constante para que elas mantenham o seu público alvo próximo.

“Os consumidores sempre vão procurar comprar em empresas que sentem mais afinidade, ou seja, vão buscar por marcas que compartilham os mesmos valores que elas”, disse a especialista.

Com base na explicação, fica simples entendermos o porquê de marcas grandes terem um lugar único na mente do consumidor. Exemplos: a Coca-Cola com o seu slogan de “Abra a felicidade”, costuma compartilhar mensagens que valorizam a felicidade, diversão e união. Por sua vez, a Apple vem desafiando o status quo e sempre inova em primeiro lugar.

Já a Dove e a Amazon, ambas ouviram os seus clientes e encontraram uma forma inovadora de solucionar os problemas deles. A Dove, com seu empoderamento feminino, se posiciona como defensora da beleza natural das mulheres, e a Amazon construiu a maior loja online do planeta, proporcionando conforto e qualidade aos seus clientes, por meio de produtos baratos e de entrega rápida.

“As mesmas estratégias utilizadas pelas grandes marcas, os pequenos investidores podem replicar nas suas ações de marketing. Basta eles observarem o mercado, que está em constante mudança, e acompanhar as tendências”, pontuou Jennifer.

Então, seja qual for o seu objetivo no mercado, é possível que você consiga posicionar a sua marca na atualidade e galgar novos espaços. A especialista ainda pondera a importância do trabalho constante. “O marketing contínuo tem o poder de destacar, desenvolver e explodir uma marca, seja ela já conhecida ou não. Mas é importante acompanhar, ficar atento aos lançamentos e saber aproveitá-los para não correr o risco de ser ultrapassado por outras marcas”, finalizou.

Veja esses 4 passos que Jennifer de Paula preparou para te ajudar a fixar sua marca de forma inovadora.

1) Construa a sua marca, clichê, mas esse é o primeiro passo. Elabore bem a sua identidade visual, como cores, logotipo e topografia, e o seu posicionamento, saiba dos valores da empresa, o tipo de linguagem que vai te aproximar do seu público, tom de voz, canais de comunicação que vai melhor representar a sua marca e o conteúdo, que é o tipo de mensagem que você quer transmitir – isso tem haver com os valores.

2) Ponto de vendas: para o seu produto ou serviço, identifique onde as pessoas que podem consumi-las estão e se faça presente, cuidando sempre da aparência da marca para favorecer a conexão entre seu negócio e o público.

3) Ofereça conteúdo de valor: esse com certeza é uma das estratégias que favorece o branding, pois envolve o público e constrói uma imagem mais positiva da sua marca e reforça os valores da empresa. É possível fazer isso a partir de textos em blog ou redes sociais, também e-book, audiobooks, infográficos e webinários.

4) Redes sociais: não podemos ignorar a atual força que as redes têm atualmente, ouso em dizer que 100% dos usuários de internet seguem alguma marca. Portanto, se lance, mas saiba que terá que produzir conteúdos que reforcem a sua identidade visual, com ênfase nas cores, logo, valores, personalidade e interagir com a sua audiência.

Deixe uma resposta