Dez dicas para trabalhar remotamente

Artigo de Jen Brister , gerente de Marketing Integrado na Lumen Technologies:

Inicialmente, um trabalho remoto pode parecer um sonho que se tornou realidade. No entanto, após um tempo, os desafios se tornam bem reais. Quando Ryan Hoover, do Product Hunt, perguntou: “Para aqueles que trabalham de casa, qual é sua maior frustração?”, recebeu mais de 1.500 respostas. Estas respostas incluíram problemas como sentir falta de ter conversas tranquilas com colegas de equipe, sopradores de folhas, lembrar-se de almoçar e ter espaço suficiente entre a vida no trabalho e a de casa.

Estas questões não são incomuns e embora trabalhar remotamente possa ter inúmeros benefícios, os desafios às vezes fazem com que pareça impossível ter um dia de trabalho bem-sucedido. Neste artigo, exploraremos as soluções a algumas das complicações que acompanham o trabalho de casa.

1. Desconecte-se após o trabalho. Quando você trabalha no mesmo lugar em que vive sua vida, pode ser difícil desconectar-se ao final do dia. Sempre haverá trabalho a fazer e se você não tiver cuidado, pode estender sua jornada de trabalho de forma não saudável, criando uma rotina que seja prejudicial a seu sucesso, tanto em sua vida profissional quanto pessoal. Para evitar esta armadilha, você pode usar seu calendário a seu favor. Estabeleça reuniões para você mesmo no final do dia, para coisas como ir à academia, fazer o jantar ou ir ao supermercado. Isto quebrará o feitiço de ficar sentado na frente de seu computador e irá ajudá-lo a levantar-se e continuar com o resto do seu dia.

2. Crie um sinal de “não perturbe” para seu home office. Embora seja fácil configurar sua conta de trabalho para “não perturbe”, é muito mais difícil ter uma sinalização assim para outros vivendo em sua casa. Se enfrentar problemas com sua família interrompendo-o durante ligações importantes de trabalho, crie um sinal para mostrar a eles quando você realmente não pode ser interrompido, diferentemente de quando está aberto a uma conversa ou intervalo. Alguns colaboradores remotos usam literalmente um aviso de “não perturbe” nas portas de seus home offices. Se não tiver um home office, você pode estabelecer um sinal como usar um headset ou acender uma luminária específica. Lembre aqueles que vivem com você de que quando estiver usando o headset você não pode ser interrompido, mas que quando removê-lo está aberto a uma conversa ou a realizar uma tarefa.

3. Use as horas centrais de trabalho com sua equipe. Quando você está trabalhando remotamente, você pode ter uma equipe distribuída por todo o país. Se houver diversas pessoas em fusos horários diferentes, então pode haver a necessidade de criar horas centrais de trabalho para sua equipe. Estas são faixas de horário durante o dia em que todos estarão trabalhando ao mesmo tempo, não importa onde cada colaborador estiver. Ainda que haja poucas horas no dia em que isto seja possível, é importante dedicar algumas à colaboração. Estas horas centrais são chave para ser capaz de comunicar-se e colaborar efetivamente e eficientemente com seus colegas de equipe.

4. Siga uma rotina. Rotinas podem permitir que você se levante e continue seu dia um pouco mais facilmente. Deitar-se e levantar-se nos mesmos horários todos os dias lhe ajuda a estar renovado e pronto para conquistar o dia de trabalho. Adicionalmente, criar uma rotina matinal saudável antes do trabalho pode ajudá-lo a entrar no estado de espírito certo. Tomar café da manhã mais ou menos no mesmo horário todas as manhãs, tomar banho e vestir-se antes do trabalho faz milagres para começar renovado a cada dia. Certifique-se de tirar um tempo para almoçar todos os dias também.

5. Use seu tempo de férias. Embora a princípio trabalhar de casa possa parecer como férias do escritório, isto também pode rapidamente se tornar um ciclo interminável. É importante usar suas férias, ainda que você não vá ao escritório. Tirar uma semana ou até alguns dias pode ajudá-lo a reconfigurar sua mente e lembrar-se de focar naquilo que é importante em sua vida. Muitos de nós não estão trabalhando em empregos de vida ou morte e nossas equipes podem ficar sem nós por alguns dias enquanto descansamos e nos recuperamos da luta diária.

6. Tenha um plano de backup tecnológico. Quer seja um queda de internet, um problema de energia ou uma questão com seu computador, um plano de backup tecnológico pode mantê-lo operando quando os desafios surgirem. Ter um lugar estabelecido para ir onde você possa usar a internet é fundamental quando você está trabalhando de casa. Tenha o telefone de um suporte técnico anotado em algum lugar que você possa acessar facilmente caso enfrente problemas com seu computador ou telefone de trabalho.

7. Estabeleça um intervalo regular para o café com seus colegas de trabalho. Trabalhar de casa às vezes pode fazer com que você se sinta isolado, especialmente se você mora sozinho. Sentir-se distante de seus colegas de trabalho quando antes você podia contar com eles para um intervalo ocasional ou conversar sobre temas não relacionados ao trabalho, pode fazer com que você se sinta desconectado de sua equipe. Uma coisa que pode ajudar é estabelecer uma ligação para um intervalo de café com sua equipe, por 30 minutos, duas vezes por semana. Esta chamada seria para falar sobre qualquer coisa que vocês quisessem não relacionada ao trabalho. Poderia ser esporte, TV, vida familiar ou qualquer coisa de que goste.

8. Tente manter-se ativo durante a jornada de trabalho. Levantar-se e movimentar-se é essencial não só para criar um corpo mais saudável, mas também uma mente mais saudável. Configure lembretes em seu celular ou computador para levantar-se e realizar uma pequena tarefa ou caminhar em volta da quadra. Sentar-se diante de seu desktop por muito tempo pode criar problemas lombares, de vista e fadiga mental. Ao ter um plano para continuar se movimentando, você pode se preparar para o sucesso mental e físico.

9. Inscreva-se para participar de feiras e seminários virtuais de educação. Manter-se em contato com outros profissionais em seu campo pode ser difícil quando você está trabalhando remotamente. Inscreva-se para cursos por webinar ou feiras virtuais da indústria não só para manter-se atualizado sobre as notícias de sua profissão, mas também para focar em novas oportunidades de aprendizado quando estas se tornarem disponíveis. Muitas feiras agora oferecem participação virtual gratuita, então tire proveito disto quando for possível.

10. Assuma uma intenção positiva. Uma grande parte da cultura na Lumen é a de assumir uma intenção positiva. Quando você está lidando com uma enxurrada constante de e-mails, mensagens instantâneas e mensagens de texto, algumas coisas se perdem pelo caminho, fazendo com que você suponha que alguém reagiu a alguma coisa que você disse de forma negativa. Aprender a pensar positivamente sobre estas interações e perceber que você pode ter interpretado errado uma mensagem é chave para ajudá-lo a manter comunicações encorajadoras e atenciosas com seus colegas de trabalho.

Ao usar estas dicas para manter tanto sua vida profissional quanto pessoal em perspectiva, você pode criar um equilíbrio profissional/pessoal mais produtivo e significativo, manter seus objetivos de carreira e manter seu corpo e mente saudáveis e ativos.

Deixe uma resposta