Indústria lança embalagem reciclável para cimento

A Votorantim Cimentos, maior produtora de cimento do Brasil, lança a nova embalagem da argamassa Votomassa, a primeira do mercado brasileiro com possibilidade de ser completamente reciclável, contribuindo para a sustentabilidade e a economia circular. 

A nova embalagem da argamassa Votomassa é produzida a partir de fontes renováveis e está alinhada ao conceito “Plastic Free”, que busca a redução do uso de plástico em sua composição. A camada de plástico presente na embalagem atual será eliminada. 

Outro benefício da nova embalagem é a barreira de proteção que impede o contato do conteúdo interno com a umidade do ar, garantindo a integridade e qualidade de materiais higroscópicos como as argamassas por mais tempo. Com isso, o produto teve seu prazo de validade aumentado de seis para 12 meses.

Além disso, agora é possível destinar a embalagem para reciclagem após eliminação prévia dos resíduos de argamassas.  

A embalagem para argamassa foi desenvolvida pela Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, e estará disponível no mercado nacional a partir do mês de abril.

A inovação está alinhada aos Compromissos de Sustentabilidade 2030 da Votorantim Cimentos. A companhia busca pavimentar o futuro da construção civil com uma abordagem simples, rápida e sustentável, impulsionando a indústria em direção a tecnologias limpas e a processos cada vez mais alinhados à preservação dos recursos naturais. 

“Acreditamos que a inovação é fundamental para aumentar a sustentabilidade de nossos produtos e um diferencial nosso no setor. Buscamos projetos que atendam às necessidades dos nossos clientes e que também tenham benefícios ambientais e sociais”, diz o diretor de Vendas, Marketing e Operação de Concreto da Votorantim Cimentos, Hugo Armelin.

A nova embalagem da Votomassa traz mais sustentabilidade para o canteiro de obras e atende os anseios da sociedade em busca de soluções e produtos que tenham menor impacto ambiental. Com essa inovação, Votorantim Cimentos também contribui para influenciar a indústria na busca de soluções alinhadas com a economia circular, com a reciclagem e a redução de geração de resíduos. 

Deixe uma resposta