Como doar parte do seu imposto de renda para organizações sociais

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2021 termina daqui a três semanas, em 31 de maio. Quem perder o prazo terá de pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido. 

Ao acertar as contas com o Leão é possível destinar parte do imposto devido para organizações sociais. 

Segundo Cláudio Lasso, contador, CEO da Sapri Consultoria, que atua no mercado de consultoria e auditoria Contábil e Tributária há 15 anos, atenta que nem toda organização social está credenciada a receber esse tipo de doação. O profissional também responde outras dúvidas sobre como doar parte do imposto de renda. 

Como doar parte do imposto de renda para causas sociais?

O contribuinte deve acessar a ficha Doações diretamente na declaração e selecionar o fundo que prefere direcionar sua doação. Isto é uma garantia que uma parte do imposto que será pago pelo contribuinte ao Fisco será destinado ao programa social beneficiado.

Qual o percentual? 

A legislação do Imposto de Renda permite que o contribuinte substitua parte do pagamento do imposto por doações equivalentes a até 6% do chamado “imposto devido”. O “imposto devido” é calculado pelo programa do IR 2021 com base nos rendimentos tributáveis e nas deduções informadas na declaração.

As doações podem ser realizadas somente no momento do pagamento do imposto?

As doações podem ser feitas através do programa da Receita Federal no momento do preenchimento da declaração do IR ou até o dia 31 de dezembro. Quando realizadas dentro do prazo, a doação pode ser referente ao valor de até 3% do tributo.

Eu posso escolher a instituição ou há uma lista ?

Nem toda organização social está credenciada a receber esse tipo de doação. Antes de decidir doar o valor, é importante certificar-se quais instituições atendem aos pré-requisitos, como por exemplo estar registrada no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Que tipo de doações podem ser deduzidas do imposto de renda?

Além das doações diretas, o contribuinte pode deduzir, dentro do limite global de 6%, doações para três tipos de ações feitas no ano anterior: incentivos à cultura (como doações, patrocínios e contribuições ao Fundo Nacional da Cultura), incentivos à atividade audiovisual e incentivos ao esporte.

Deixe uma resposta