Conheça as principais diferenças entre o PABX local e o PABX em Nuvem

Artigo de Nauber Barros, diretor Comercial Nacional da Operadora JRC PABX:

 PABX em nuvem possui as mesmas funções de um PABX físico local, com algumas grandes diferenças. A mais relevante é que o PABX em nuvem pode ser acessado em qualquer lugar e quando você quiser. Isso porque, seus dados são armazenados em nuvem e estão disponíveis em todos os dispositivos móveis conectados à internet. No entanto, neste artigo pretendo abordar as diferenças entre os dois serviços. Para esclarecer as vantagens dos serviços de cloud computing em relação ao PABX da sua empresa.

Antes de entender o sistema de PABX em Nuvem, é importante saber como funciona o sistema de PABX local. Bom, eles normalmente roteiam as chamadas via SIP trunking, Rede Telefônica Pública Comutada (RPTC), Rede Digital de Serviços Integrados (RDSI), Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM) e outras linhas telefônicas.

O roteamento desses serviços auxilia o sistema PABX local que não está disponível em telefones tradicionais e celulares. Sim! Você terá que investir em aparelhos telefônicos específicos para a implantação de um PABX local. Basicamente, os serviços locais incluem encaminhamento e transferência de chamadas, gravações, enfileiramento, espera, roteamento, música em espera, informações em espera e chamadas em conferência.

PABX local: quais são os prós e os contras?

Se você está pensando em investir em um sistema PABX local para o seu negócio, você pode estar se perguntando quais benefícios ele oferecerá. Indiscutivelmente, a maior vantagem de usar um sistema PABX local é o fato de que ele fornecerá controle. Isso ocorre porque você possui e terá acesso aos aparelhos telefônicos, servidores, componentes de rede e outros hardwares que compõem o sistema PABX.

No entanto, você terá que investir um bom dinheiro na aquisição de todo o hardware com um sistema PABX local. Embora os sistemas PABX locais oferecem poucos benefícios, eles têm mais alguns pontos negativos.

Para começar, os sistemas de PABX locais carregam mais custos do que as variantes baseadas na nuvem. Você não só precisa comprar telefones, servidores e equipamento de rede antecipadamente, mas também precisa desembolsar mais dinheiro ao longo do tempo para manter e atualizar seu sistema PABX, o que pode ser uma dor de cabeça para empresas que não tem como fazer esse investimento.

Também há a questão do espaço. Usando um sistema PABX local, você precisará armazenar um equipamento de telecomunicação volumoso em seu escritório ou data center. Ao mesmo tempo, esses sistemas podem ser complicados de configurar, usar e manter. Além disso, você precisará de uma equipe de TI experiente que possa supervisionar o funcionamento de seu sistema de PABX local ou terceirizado. Devido a esses motivos, os sistemas de PABX locais são inviáveis ​​para empresas e organizações menores.

PABX em Nuvem: quais são os prós e os contras?

Para pequenas e médias empresas que precisam de um sistema telefônico de nível empresarial, as soluções de PABX em nuvem são uma excelente escolha. Ao contrário dos sistemas PABX locais, os serviços baseados em nuvem funcionam na Internet e são executados em servidores externos supervisionados por uma empresa de hospedagem como a Operadora JRC PABX.

Com um sistema PABX em nuvem, as empresas só precisam pagar pelos telefones comerciais e pelo software. A infraestrutura como servidores, equipamentos de rede, licenciamento e outros componentes são gerenciados pelo provedor de PABX em nuvem e, portanto, você não precisa comprar nenhum deles.

Além de lidar com os custos do equipamento de PABX externo, o provedor também será responsável por mantê-lo e atualizá-lo. Isso torna os serviços de PABX em nuvem mais fáceis de instalar e usar.

Quando se trata de usar um sistema PABX baseado em nuvem, você será capaz de realizar e aceitar chamadas. Você também pode acessar sistemas de PABX em nuvem por meio de desktops, tablets, smartphones, telefones VoIP e outros dispositivos, o que os torna perfeitos para equipes remotas.

PABX em nuvem: Quais são os prós e os contras?

Se você estiver pensando em contratar um PABX na nuvem, ficará feliz em saber que esses sistemas oferecem uma ampla variedade de benefícios. Eles são baratos, rápidos e fáceis de configurar; simples de usar; extremamente escalável e flexível; repleto de recursos; compatível com dispositivos móveis; requerem muito pouco espaço de escritório; e oferecem muitas outras vantagens.

Mas, apesar de ser mais barato e menos complicado do que as soluções de PABX locais, alguns sistemas de PABX em nuvem não são perfeitos. Em primeiro lugar, eles são sistemas baseados na Internet, então você precisará de uma conexão sólida para fazer e aceitar chamadas IP.

Soluções como a da Operadora JRC PABX, dão a liberdade para as pessoas não ficam mais presas ao escritório, os usuários podem se conectar e falar de qualquer lugar do mundo através da internet Wi-Fi ou Cabeada ou Rede 3G, 4G e 5G usando seu Celular, Notebook, Tablet ou computador de mão. De qualquer lugar do mundo você atende seu ramal ou faz ligações como se estivesse na sua mesa. Ou seja, o PABX em nuvem faz parte da transformação digital que acontece mundialmente e seu único ponto negativo é não ter uma boa internet.

Deixe uma resposta