Número de novos mercados em plataforma do iFood aumenta 134% em um ano

Dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) em parceria com o Neotrust/Movimento Compre & Confie mostram que o e-commerce brasileiro cresceu 73,88% em 2020 e esses números se refletiram na plataforma de mercados do iFood, o SiteMercado. Entre abril de 2020 e abril de 2021 houve um aumento de 134% no número de lojas que passaram a vender pela plataforma. O SiteMercado também registrou outros aumentos expressivos: o número de usuários cresceu 52% em igual período enquanto que o GMV, que é o volume de vendas total no mês, somando todas as lojas, aumentou 56%.

O SiteMercado já havia registrado um aumento expressivo desses índices no primeiro trimestre deste ano, todos impulsionados pelo mês de março em decorrência de restrições em vários municípios brasileiros. No levantamento do primeiro trimestre, houve aumento de 247% no número de novos usuários; 91% nos números de pedidos e 82% no volume de vendas.

De acordo com o líder de Growth do SiteMercado, Victor Gamberini, “os varejistas estão atualizados com as mudanças que estão ocorrendo no mundo, e perceberam que precisam entrar no digital para continuarem entregando um serviço de qualidade, ou até mesmo, de qualidade superior, além de continuar competitivo. Este era um processo que já estava ocorrendo, porém a pandemia acelerou esta curva”.

A líder de Produtos do SiteMercado, Patricia Graciely, complementa a citação de Victor: “As empresas foram forçadas a passar pela transformação dos seus negócios, adaptando o modelo que trabalhavam para manter suas portas abertas, saindo do padrão tradicional para o digital. As empresas que já vinham se preparando com o uso da tecnologia no seu dia a dia saíram na frente. O SiteMercado saiu na frente, oferecendo uma solução para essa dor de ter a loja fechada e com um movimento de clientes muito menor do que o habitual”.

Além da mudança no atendimento dos supermercados, o perfil do comprador também passou por transformações. Muitas pessoas tiveram que trabalhar de casa e, tanto pela segurança quanto pela comodidade, começaram a fazer as compras de supermercados por meio de plataformas como o SiteMercado, que hoje oferece os serviços tanto por aplicativo quanto por site. Essa mudança de comportamento fez com que o SiteMercado aumentasse o número de novos parceiros e que o time de funcionários crescesse, indo na contramão de muitos setores da economia.

“Acreditamos que estamos revolucionando o universo dos supermercados e que podemos disponibilizar uma melhor experiência de compra para o cidadão brasileiro. Queremos levar alimentação mais saudável e barata para qualquer pessoa, por meio de um sistema que oferece vários descontos ao alcance de todos”, acrescenta Tiago Lemos, que hoje é o responsável por toda a retaguarda que envolve as áreas de Comunicação, RH, Jurídico, Financeiro e Estratégia do SiteMercado.

Deixe uma resposta