Prefeitura de Fortaleza amplia Programa Bolsa Jovem e vai atender 3 mil estudantes

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Programa Bolsa Jovem. A iniciativa beneficiará 3 mil jovens em situação de vulnerabilidade em Fortaleza, com idade de 15 a 29 anos, para desenvolverem habilidades em diferentes áreas de interesse, por meio do recebimento de bolsa financeira durante um ano.

De acordo com o prefeito José Sarto (PDT), esse é um importante estímulo para a juventude que está sendo ampliado pelo Município, passando de 2.000 bolsas ofertadas na edição anterior para 3.000 neste edital.

“Diante de todos os efeitos da pandemia e considerando esse momento de retomada econômica, é fundamental incentivar e envolver os jovens em atividades ligadas a diversas áreas, como cultura, economia criativa, meio ambiente, voluntariado, protagonismo, bem-estar. É uma grande alegria ampliar essa política e reafirmar meu compromisso com esse público”, afirmou o prefeito.

Ao conceder benefício financeiro por um ano, o Bolsa Jovem visa à redução das desigualdades e à promoção da inclusão juvenil. O Programa é executado por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude de Fortaleza (CEPPJ).

Para o secretário de Juventude, Davi Gomes, a ampliação do programa é fundamental para garantir a atuação dos jovens da cidade nas diversas áreas da política de juventude do município.

Novidades do Programa

Além do maior número de bolsas ofertadas, dentre as novidades na segunda edição do programa Bolsa Jovem, está a expansão de áreas contempladas. O edital, que anteriormente contemplava três campos de atuação, agora possibilita que os jovens desenvolvam atividades em nove diferentes categorias, a saber: Arte e Cultura; Cidadania e Participação Social; Ciência, Educação e Tecnologia; Comunicação; Comunidades e Povos Tradicionais; Práticas Recreativas e Lazer; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Saúde e Bem Estar; Economia Criativa e Empreendedorismo.

Acessibilidade e inclusão social

Outro aspecto importante no programa é a destinação de até 10% das bolsas para pessoas com deficiência com idade máxima de 35 anos e a disposição de até 50 vagas para egressos do Sistema Socioeducativo.

Sobre o Bolsa Jovem

Criado em setembro de 2019, o programa Bolsa Jovem beneficiou, em sua primeira edição, 2.000 jovens de Fortaleza, entre 15 e 29 anos, para integrarem o programa. A ideia era possibilitar e garantir que os jovens desenvolvessem suas habilidades com a concessão de benefício financeiro mensal. O projeto foi dividido nas modalidades desportiva, artístico-cultural e liderança social juvenil.

Segundo a pesquisa de avaliação do projeto, 95% dos que responderam à pesquisa apontam que o Bolsa Jovem foi fundamental para seu crescimento pessoal e 81% dizem que, através do programa, puderam participar de alguma competição, congresso, mostra, curso ou oficina.

Cronograma

Período de inscrições on-line: 26 de maio a 13 de junho de 2021
Validação e análise das inscrições: 14 a 21 de junho de 2021
Divulgação do resultado preliminar: 22 de junho de 2021
Prazo ecursal: 23 a 25 de junho de 2021
Divulgação do resultado final: 28 de junho de 2021
Ciclo formativo obrigatório :01 a 31 de julho de 2021

Deixe uma resposta