Fórum Brasil Imune reúne especialistas para tratar de vacinação além da #covid19

O Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) realizará o Fórum Brasil Imune, em 9 e 10 de junho, o como parte da Semana de Imunização, promovida pela organização. O evento online e gratuito tem como objetivo alertar os brasileiros sobre a importância da proteção imunológica contra doenças infecciosas. Além da vacina da Covid-19, é preciso estar atento ao calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), para todas as faixas etárias.

A presidente do LAL e idealizadora da Semana da imunização e campanhas como o Novembro Azul, Marlene Oliveira, explica que diversas doenças foram erradicadas do Brasil devido à vacinação infantil, mas os adultos também devem estar atentos às vacinas que precisam tomar, principalmente pacientes oncológicos ou os portadores de doenças crônicas.

Entre os especialistas participantes do evento estão Anselm Hennis, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS); Ester Sabino, imunologista que liderou o sequenciamento do genoma do coronavírus e professora do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da USP; Gonzalo Vecina, professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); e Ana Marisa Chudzinski-Tavassi, diretora de Inovação do Instituto Butantan.

Também participarão: Renato Kfouri, infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm); e Maisa Kairalla, presidente da Comissão de Imunização da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

Entre os assuntos a serem debatidos estão: vacinação na Atenção Primária à Saúde (APS); vacina para pacientes imunossuprimidos e com doenças crônicas; os aprendizados da Covid-19 e o futuro da imunização para os próximos 10 anos; e os desafios do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Sobre Instituto Lado a Lado Pela Vida (LAL)

Fundado em 2008, o Instituto LAL é a única organização social brasileira que se dedica simultaneamente às duas principais causas da mortalidade – o câncer e as doenças cardiovasculares – além do intenso trabalho relacionado à saúde do homem. Sua missão é mobilizar e engajar a sociedade e gestores da saúde, contribuindo para ampliar o acesso aos serviços, da prevenção ao tratamento, e mudar para valer o cenário da saúde no Brasil. Trabalha para que todos os brasileiros tenham informação e acesso à saúde digna e de qualidade, em todas as fases da vida. Além do Novembro Azul, o Instituto Lado a Lado pela Vida é o idealizador das campanhas RespireAgosto, Siga seu Coração, Mulher Por Inteiro e #LivreSuaPele.

Deixe uma resposta