A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 5.6): Preço de combustível tem aumento superior a 45% em um ano

Lembra do videozinho que viralizou em 2014, com uma mulher exasperada contra o preço do combustível, dando xilique num posto em Caxias do Sul (RS)? Para abastecer a memória de quem não se recorda, segue abaixo:

Surto contra Dilma
Naquela época, a gasolina custava R$ 2,80. Era o auge dos ataques contra o governo da presidenta Dilma Rousseff (PT). O surto da consumidora foi usado como peça de propaganda na campanha anti-petista, numa sequência de atos e fatos que desembocaram na eleição de Jair Bolsonaro. Os combustíveis foram posicionados, então, como elementos incendiários na mistura de política, economia, indignação e oportunismo. Os grupos abrigados em siglas como PSDB, MBL, DEM, Fiec e PSL fizeram a festa.

45% de aumento em um ano. Essa é a política de Bolsonaro
Pois bem: um estudo da empresa Ticket Log indica que o preço médio do óleo diesel no Brasil, na comparação do fechamento de abril último com maio de 2020, deu um salto de 45,12%. Isso mesmo. No curto período de um ano, no governo de Jair Bolsonaro, o combustível sem o qual a economia estanca, subiu estratosféricos 45,12%. É esse o produto que entra obrigatoriamente nos tanques dos caminhões cujos motoristas são tão adulados no discurso demagógico do presidente da República. Os maiores aumentos foram registrados na Região Sul, mas os preços mais altos estão mesmo é no Norte do País. Isso reforça a ideia de que os problemas estão de ponta a ponta no território nacional. O estudo não verificou em nenhum estado redução no preço por litro do diesel ou do diesel S-10, na comparação com abril.

Credenciais
E não se venha alegar que isso é intriga da oposição, coisa de petralha, esquerdista, socialista, comunista ou coisa que o valha. A Ticket Log é uma empresa com mais de 30 anos de experiência no mercado e com 30 mil empresas-clientes. Mais: administra 1 milhão de veículos, que realizam em média oito transações a cada segundo, e quase 2,5 bilhões de litros de combustível ao ano. A rede de aceitação que a cerca tem mais de 36 mil parceiros credenciados, entre os quais postos de combustível, oficinas mecânicas e outros serviços de mobilidade. Em resumo: a Ticket Log é uma autoridade credenciada pela experiência, pela vivência, pela atividade e pelo tempo. A base dos estudos do que a companhia chama de “Índice de Preços Ticket Log (IPTL)” são 21 mil postos.

É o que é
Enfim, os números de hoje não provêm de nenhuma manifestação descompensada, de nenhum surto descontrolado, de nenhum desequilíbrio emocional. É, sim, demanda de uma política econômica à qual se chama desastre.

Na agulha

COMO AGENDAR VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM FORTALEZA


Passou na Câmara dos Deputados proposta com regime de urgência para projeto que permite que laboratórios fabricantes de vacinas veterinárias produzam vacinas contra a covid-19. O texto original é do Senado. Para isso, esses laboratórios deverão cumprir normas sanitárias e exigências de biossegurança próprias dos estabelecimentos destinados à produção de vacinas humanas, segundo regulamento.

Cofre
E a Câmara aprovou também Medida Provisória que aumenta a tributação de instituições financeiras, reduz incentivos tributários da indústria química e limita o valor dos veículos comprados com desconto por pessoas com deficiência. A matéria será enviada ao Senado. O texto do relator levou a assinatura do deputado cearense Moses Rodrigues (MDB-CE). Entre outros temas estão lá a tributação na Zona Franca de Manaus e a redistribuição do arrecadado com loterias de apostas esportivas.


Leva o jamegão do deputado tucano Nelinho projeto que institui a “Rota Cariri” como circuito turístico do Ceará. A ideia, já aprovada na Assembleia Legislativa, é integrar pontos como a estátua do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, além da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Basílica de Nossa Senhora das Dores, Santuário de São Francisco das Chagas, Santuário do Sagrado Coração de Jesus, Casarão do Horto, Museu e Memorial Padre Cícero. Outras referências, em Assaré, Crato, Barbalha, Nova Olinda e Santana do Cariri deverão ser também contempladas. A iniciativa é boa e pode resultar em reflexos positivos até para cidades caririenses de estados como Paraíba, Pernambuco e Piauí.

Bem docinhas
Cajá, pitomba, carambola, jenipapo, sapoti e a fantástica pitanga (foto abaixo). Essas são algumas das espécies que a Prefeitura de Fortaleza planejar semear hoje (5.6, sábado) e em diferentes bairros da cidade, marcando o Dia do Meio Ambiente. Há mil mudas a serem plantadas no Horto Falconete Fialho.

Entenda os benefícios da Pitanga (Eugenia Uniflora L.) para a sua saúde –  Tecnoveste

Coluna da Hora
Recebi na última terça-feira (1.6), no meu perfil no Instagram (@robertoamaciel), o médico e pesquisador João Flávio Nogueira, expert na História de Fortaleza. Foi na série Coluna da Hora. Você pode conferir abaixo:

Podcast
Todas as entrevistas da Coluna da Hora também estão disponíveis em podcasts nas principais plataformas de áudio. Você pode escolher os conteúdos e as plataformas:

BREAKER https://www.breaker.audio/coluna-da-hora-roberto-maciel

GOOGLE https://www.google.com/podcasts?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy81Nzk0NGNlMC9wb2RjYXN0L3Jzcw==

RADIOPUBLIC https://radiopublic.com/coluna-da-hora-roberto-maciel-G4OwnD

SPOTIFY https://open.spotify.com/show/7K2jicVkzRVoePNumXUTIw

Deixe opinião
O leitor e a leitora podem fazer contato com o Portal InvestNE e com a Coluna do Roberto Maciel. Nosso e-mail é portalinvestne@gmail.com e o número de WhatsApp é +55 85 99855 9789.

Deixe uma resposta