Descarte de resíduos no ambiente e oportunidades de negócios são tema de podcast

No quinto episódio do Pod Impactar, podcast da Somos Um – negócio de impacto social – já disponível no Youtube e no Spotify, a empresária Rebeca Vermont, diretora de marketing e projetos da Yby Soluções Sustentáveis, conta como decidiu abandonar um cargo importante, uma carreira sólida e a estabilidade financeira do mercado tradicional para se dedicar exclusivamente ao empreendedorismo de impacto socioambiental. Num bate-papo com Larissa Bezerra, coordenadora de projetos da Somos Um,  ela narra o nascimento da empresa, que conduz junto ao marido e sócio, André Marques, e revela como eles conseguiram enxergar uma oportunidade de negócio e aliá-la a uma grande paixão em comum: a natureza.

Rebeca trabalhava na área da saúde e André já empreendia. Ambos sempre se preocuparam com as causas ambientais e, principalmente, com os problemas gerados pelo lixo. Visionário, André sempre acreditou que o descarte de resíduos sólidos poderia ser uma forte vertente para o futuro e algo com o que poderiam trabalhar. Numa conversa entre amigos, teve um insight e decidiu colocá-lo em prática. Por sua vez, Rebeca logo apoiou a ideia e, em 2016, criaram a Yby Soluções Sustentáveis. No início, o serviço ofertado por eles era apenas a coleta e o descarte correto do óleo de cozinha em condomínios. O material que é despejado, muitas vezes de forma inconsciente, nas pias das residências, pode causar a contaminação da água e também gerar problemas de ordem prática, como falhas nas instalações hidráulicas das edificações.

Depois de muito estudar sobre o tema, eles adquiriram os equipamentos, e decidiram bater  de porta em porta, oferecendo a instalação do material nos halls de condomínios e ações de estímulo e educação para fazer com que a pessoas se engajassem nessa causa. Como até então não havia nenhuma iniciativa nesse sentido no Estado, o desafio era convencer as pessoas sobre a importância da prática.

“Era algo totalmente inovador. Como falar do problema do óleo? As pessoas eram totalmente alheias a isso. Logo, pensamos onde aquilo poderia ter um impacto maior. Era em comunidades, condomínios, onde poderíamos trazer todo mundo para se engajar. Construímos uma abordagem comercial em cima disso. Recebemos muito nãos antes de receber um sim. Ainda que em pouca quantidade, aqueles ‘sim’ foram extremamente essenciais para nos dar uma injeção de ânimo”, relata a empreendedora.

A partir disso, o modelo de negócio foi evoluindo. O óleo passou a ser somente um dos itens reaproveitáveis com os quais passaram a trabalhar nos condomínios. A Yby foi se tornando mais completa e o impacto e engajamento gerado pelos serviços foram aumentando. De repente, os próprios condôminos, que também eram empresários, pediam ao casal que desenvolvessem ações sustentáveis nas suas empresas. Logo, a Yby também passou dar consultorias e desenvolver projetos para grandes marcas, como a Greenish, o Colosso Fortaleza, Três Corações e outras.

Para Rebeca, era encantador ver aquela ideia que começou tão tímida começar a ganhar tanta proporção. Ela atribui isso à entrega e ao amor com que as coisas foram sendo construídas. “Quando você está entregue, as coisas fluem. Quando os condôminos, que eram empreendedores de outras áreas, passaram a reconhecer nosso trabalho dentro desses espaços e nos chamavam para desenvolver isso dentro das suas empresas, nós pedimos calma. A gente ainda não tinha essa expertise de negócio. Mas sempre acreditei que, se vinha de coração e a gente sabia que aquelas ideias tinham resultado, se já estudávamos para isso, poderíamos construir um planejamento e contribuir  também com essas empresas. Foi nessa que passamos a aumentar novamente o escopo, encontramos um outro nicho de mercado”, narra Rebeca.

Em meio aos constantes crescimentos da empresa, veio a decisão de somar a causa ambiental à questão social. A Yby começou a trabalhar em parceria com associações de catadores de material reciclável. “Passamos a visitar esses locais, entender todas as deficiências, falta de estrutura, de acesso, de relações. Deparar-nos com essa realidade foi um divisor de águas. Conversamos e vimos que era a hora de seguir numa outra missão. Nos jogamos, abraçamos as associações de catadores e, hoje, elas fazem parte da nossa entrega. Todo material reciclado que é captado em todos clientes é prioritariamente e integralmente doado para elas. É muito importante dizer que muitos empreendedores da área de resíduos pensam em se capitalizar a partir dessa matéria prima. Afinal de contas, é dinheiro. Mas a gente sempre entendeu que aquilo não era nosso. Aquilo tinha um outro circuito para entrar. Os catadores são responsáveis por 90% do que o Brasil recicla. Então nenhum destino era mais nobre do que diretamente para eles. Quando a gente encontrou a fonte certa do envio, entendeu que era ali que tinha ficar, crescer e melhorar”, conta.

Mais do que ajudar na renda das famílias de catadores com a doação dos materiais reaproveitáveis captados, a Yby também atua dando visibilidade e levando o reconhecimento pelo trabalho delas, tornando-os conscientes do protagonismo que têm na preservação ambiental, por meio de ações educativas, além de realizar a doação de EPIs e cestas básicas.

Atualmente, a Yby passa uma nova expansão de mercado e também aposta na compostagem, transformando a matéria orgânica encontrada no lixo, como sobras de frutas e verduras, em adubos. Durante tantas transições, que trouxeram inúmeros desafios pessoais e profissionais para Rebeca e o marido, ela conta que tudo fluiu de maneira suave. Muitas vezes, ela foi questionada por decidir abrir mão de um bom emprego para apostar totalmente em algo tão inovador. Ela associa essa coragem a um propósito. “Não que as pessoas não acreditassem. Elas viam que era brilhante, mas tinha a questão da segurança do tradicional. Ainda temos muito forte a cultura de não arriscar. Mas, para mim, não foi simplesmente pelo empreender, pelo ousar, foi por uma missão”, declara a empresária.

Para conferir na íntegra o depoimento de Rebeca e entender mais sobre os trabalhos desenvolvidos pela Yby   Soluções Sustentáveis e o seu impacto social e ambiental, basta acessar as páginas da Somos Um no Youtube (https://m.youtube.com/channel/UCJUo1MlYZqtpxBur9tcn7oA) e no Spotify https://open.spotify.com/show/4NgRBEfAjHcxvHhD24lmdZ?si=DEZ2hG0QS_OaUJuM6IV67w&utm_source=copy-link .

O Pod Impactar vai ao ar quinzenalmente e traz conteúdos e debates relevantes que fomentam a compreensão sobre o empreendedorismo social e incentivam a promoção de uma economia mais humanizada e uma sociedade menos desigual.

Deixe uma resposta