Centro Cultural do BNB de Fortaleza retoma hoje, parcialmente, atividades presenciais

O Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza (CCBNB Fortaleza) retoma hoje (segunda-feira, 2.6) atividades presenciais em sua programação. A reabertura, em caráter parcial, ocorrerá das segundas às sextas-feiras, das 9 às 17 horas, e obedecerá aos protocolos sanitários vigentes. Obrigatoriamente deve ser mantido o distanciamento físico e o uso de máscaras em todos os ambientes do equipamento. Totens de álcool em gel serão disponibilizados ao público.

Na Biblioteca Inspiração Nordestina, os usuários poderão realizar empréstimos e devoluções, bem como utilizar mesas para estudo individual. A biblioteca do CCBNB Fortaleza mantém acervo de livros e periódicos voltados para as áreas de Desenvolvimento Regional, Economia, Arte, Cultura e Literatura, com ênfase em autores nordestinos. Dispõe, ainda, de mapas, jornais, revistas, dicionários, enciclopédias e DVDs com diversos gêneros.

Já a Galeria Antônio Bandeira reabrirá com a Mostra 8 de Maio, iniciativa do Fórum das Artes Visuais do Ceará, que reúne a produção de mais de 40 artistas plásticos cearenses nos tempos da pandemia. A mostra, que ficará em cartaz até 2 de julho, ocupará também os espaços virtuais do CCBNB Fortaleza, evidenciando a diversidade de suportes e de estilos utilizados pelos criadores locais, em importante recorte temporal da história das artes visuais do Ceará.

Tanto na Biblioteca como na Galeria, será respeitada a capacidade máxima de 50% da ocupação, estabelecida no item I do Art. 7.º do decreto do Governo do Ceará, n.º 34.103, de 12 de junho deste ano, que mantém as medidas de isolamento social contra a covid-19 no Estado, com a liberação de atividades.

A programação complementar, em formato digital, continuará. No período da pandemia, de setembro de 2020 a junho deste ano, quando os eventos culturais presenciais foram suspensos por questões de segurança sanitária, o CCBNB lançou editais para a realização de programação virtual e realizou mais de 200 atividades, envolvendo linguagens de artes cênicas, artes visuais, humanidades, música, literatura e atividades infantis. Todas estão disponíveis no canal do CCBNB no YouTube.

Deixe uma resposta