Referência artística e musical, Fórum Harmônicas volta em edição digital

O Fórum Harmônicas Brasil 2021 será de 21 a 24 de julho. As apresentações serão feitas na plataforma YouTube. Desde 2020, o Fórum adota o distanciamento social como estratégia segura e eficiente de prevenção e combate do coronavírus. O evento, criado em 2005 em Fortaleza (CE), se posiciona em favor do esclarecimento sobre a importância da vacinação contra a covid-19. Confira a programação no site do Fórum.

O Fórum Harmônicas Brasil é referência nacional de valorização da música como patrimônio cultural. A programação realça a difusão de informações técnicas, além de experiências musicais a partir da harmônica, ou gaita. O instrumento tem destaque em vários países em manifestações populares, como blues, rock, jazz e gêneros de forró. Também é marcante em expressões eruditas.

Em 2021, o Fórum Harmônicas Brasil recebe os gaitistas Benevides Chiréia Jr., Little Will & Márcio Scialis, Márcio Abdo e Pablo Fagundes. Eles vão tratar de temas como execução da harmônica em diferentes estilos e formações, modelos do instrumento, conservação e manutenção, didática e formas de estudo. Além, claro, de apresentar música diversificada e de qualidade.

Em versões anteriores, o evento reuniu talentos como os de Diogo Farias, Flávio Guimarães, José Staneck, Jehovah da Gaita, Ivan Márcio, Rodrigo Brasileiro, Jefferson Gonçalves, Indiara Sfair, Troupe da Gaita e Rildo Hora, entre os brasileiros, e Peter Madcat Ruth, Rick Estrin, Wim Djikgraaff e Xime Monzon, como atrações internacionais.

Este ano, as entrevistas serão conduzidas por André Reis e Roberto Maciel, com episódios no canal do Fórum Harmônicas Brasil na plataforma de vídeos YouTube (www.youtube.com/forumharmonicas) nos dias 21, 22, 23 e 24 de julho. As inscrições já estão abertas neste endereço.

A edição 2021 tem o patrocínio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Casa Civil, no edital 001/2021, e do Banco do Nordeste.

Portal InvestNordeste e Cantina Pet apoiam o evento.

Deixe uma resposta