Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar 2021, no Ceará, Piauí e Maranhão, bate recorde de inscrições

Com 46 empresas de transporte inscritas, a 19ª edição do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar (PMQA), realizado pela Federação dos Transportes (Fetrans), estabeleceu, neste ano, novo recorde de adesão, mostrando que a premiação entrou definitivamente no calendário do segmento e é reconhecida por sua relevância nos três estados de atuação da Federação. Empresas de vários modais, presentes no Ceará, Maranhão e Piauí, inscreveram projetos socioambientais.

A partir de agora, as empresas que tiveram inscrições deferidas, deverão passar por inspeções na frota e terão seus projetos avaliados por uma comissão julgadora, tendo como alguns dos critérios a inovação, a eficiência e o protagonismo em quesitos como Eficiência Energética, Água e Resíduos Sólidos e Socioambientais.

O prêmio tem como objetivo incentivar as medidas das empresas de transporte comprometidas com a redução dos gases tóxicos na atmosfera e com a conservação dos recursos naturais nos três estados onde atua a Federação.

Recentemente, o PMQA passou por uma importante reformulação e integrou a participação de todos os modais do transporte (rodoviário, aéreo, ferroviário, metroviário, dutoviário e hidroviário), tornando-se a primeira premiação do setor a contemplar todos eles. Além disso, a premiação está mais alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), oferecendo uma perspectiva para converter as necessidades a nível mundial em soluções empresariais.

Sobre o PMQA

Com edições anuais, o Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar é uma ação realizada pela Federação dos Transportes (Fetrans) desde 2002 por meio do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, o maior programa ambiental do transporte brasileiro. O objetivo da premiação é incentivar e promover o reconhecimento das empresas do setor de transportes dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão comprometidas com a redução das taxas de emissão de gases poluentes e com a preservação dos recursos naturais, executando soluções viáveis para harmonizar ganhos econômicos com benefícios ambientais.


A tradição e a credibilidade conquistadas ao longo desses 19 anos de realização do prêmio estão aliadas a novas visões sobre sustentabilidade, consumo consciente e eficiência energética. Com um olhar cada vez mais voltado para o futuro, o PMQA mudou e busca contribuir de forma ainda mais significativa e inovadora para o desenvolvimento sustentável do setor de transportes.

Deixe uma resposta