Sesc lança campanha de celebração dos 20 anos do programa Mesa Brasil

Com o conceito “festa pra gente é colocar comida na mesa de quem precisa”, o Sesc, braço social do Sistema Fecomércio-CE, vai lançar uma campanha comemorativa aos 20 anos Mesa Brasil no Ceará, programa de segurança alimentar e nutricional que arrecada alimentos onde sobra e leva pra onde falta. Com elementos que remetem a uma verdadeira festa de aniversário, entre expressões e imagens, a ação tem o objetivo de celebrar as doações realizadas ao longo de duas décadas, além de motivar que mais pessoas participem dessa grande corrente de solidariedade, já que quem doa também está de parabéns.  

A ideia é mostrar que, durante esses 20 anos, o Mesa Brasil está junto daqueles que mais precisam, levando comida ao prato de milhares de cearenses. Desde a sua implementação, o programa já distribuiu, por exemplo, mais de 51 milhões de quilos de alimentos, por meio de parceria com 600 empresas, beneficiando mais de 400 instituições sociais de todo o Estado.  

Nesse sentido, a campanha ganhará um site próprio, onde o público terá a oportunidade de conhecer toda a história do Mesa Brasil no Ceará, de como o programa contribui para a felicidade de pessoas de todas as idades e destacar aqueles que contribuem de forma direta para essa celebração, ou seja, os doadores parceiros. No site, também haverá espaço para quem quiser doar e fazer parte dessa grande festa, inclusive por meio do Pix (CNPJ 03.612.122/0014-41). Também será lançado um selo conceitual, inspirado na marca atual do Mesa Brasil, mas com elementos gráficos de uma festa de aniversário.  

A campanha será divida em três etapas e durará até o final do ano. A primeira, com início a partir de junho, é a de descoberta, que pretende comunicar os 20 anos do Mesa Brasil Sesc no Ceará, com informações sobre projeto, a quem ele beneficia, o que faz, a sua importância e como vem contribuindo para transformar a vida de milhares de pessoas. Além disso, nessa fase, a campanha visa sensibilizar todos os cearenses a fazerem parte dessa grande festa.  

Já na segunda etapa, denominada consideração, a ação vai buscar envolver pessoas e empresas, tanto as que já são parceira quanto aquelas que ainda não são doadoras, a se engajarem para esta comemoração. Nesse momento, o público terá a chance de conhecer histórias de vidas de pessoas e instituições atendidas pelo programa e o impacto do Mesa Brasil nas suas vidas. Já na última etapa, intitulada conversão, o foco prioritário será estimular a doação em si.  

Meios de celebrar 

Dentre as estratégias de comunicação que serão colocadas em prática durante as três etapas campanhas, destaque para a veiculação de vídeos com a participação de pessoas diretamente beneficiadas e funcionários das instituições atendidas. Em meio ao clima de comemoração e emoção, o primeiro foi idealizado com a intenção convidar o público a participar da festa de 20 anos do Mesa Brasil Ceará, a partir de doações ao programa. O segundo, por sua vez, tem o objetivo de parabenizar àqueles que doam, ou seja, pessoas e empresas que colocam comida na mesa de quem precisa. Já o terceiro vídeo visa incentivar as pessoas a comemorem seus aniversários através do Mesa Brasil. Nessa festa solidária, ao invés de presentes, os “convidados” poderão fazer doações através do Pix e, assim, garantir sorriso e alegria para muitos cearenses.   

Os 20 anos do Mesa Brasil no Ceará serão divulgados em ambientes de grande movimentação de pessoas na cidade, como busdoor, incluindo tophands. A campanha contemplará ainda mobiliário urbano, como inserções nas laterais de abrigo e relógios, outdoors, inserções em TV, dentre outras ações de cobertura. Durante a campanha, serão veiculadas peças nas redes sociais, além de vídeos e conteúdos específicos com o intuito de agradecer e, principalmente, convidar os seguidores para participarem dessa grande festa da solidariedade. A campanha também contará com mídia programática, como forma de divulgar a campanha em diversos sites locais e nacionais.     

“Os 20 anos do Mesa Brasil merecem ser marcado e celebrado não só pelas toneladas que arrecada e distribui, mas, acima de tudo, também pelo engajamento social que gera com a sociedade, entre empresas e pessoas físicas. A ideia da campanha é celebrar as doações, festejar esses alimentos doados e contribuir para que cada pessoa que precisa faça da sua refeição uma festa”, explica Raquel Barros, coordenadora geral de comunicação e marketing do Sistema Fecomércio.   

20 anos de sorrisos e comida na mesa 

O Mesa Brasil é reconhecido como o maior banco de alimentos do País. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício. Do outro, contribui para a redução da insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento social. 

O programa surgiu no Sesc São Paulo, em 1994. A experiência foi crescendo pelo País e chegou ao Ceará em 2001. Trata-se de uma grande rede de combate à fome, ao desperdício e à má distribuição de alimentos, baseado na parceria entre a sociedade civil, o empresariado e as instituições sociais.   

No Ceará, os bancos de alimentos do Mesa Brasil ficam sediados em Fortaleza, que atende a Capital e Região Metropolitana, na cidade Sobral, com abrangência para a Região Norte, em Iguatu, que atende o Centro-Sul do Estado, e no Cariri, com sede em Juazeiro do Norte, que abastecem as instituições do Cariri. 

O sucesso do Mesa Brasil no Estado se traduz nos números conquistados ao longo de duas décadas. Desde 2001 o Mesa Brasil Ceará distribuiu mais de 51 milhões de quilos de alimentos, por meio de parceria com 600 de empresas, beneficiando mais de 450 instituições sociais, situadas em 96 municípios do Estado. Além disso, em 2020, a partir das campanhas e ações durante a pandemia, o Mesa Brasil conseguiu distribuir mais 3 milhões de quilos de alimentos.  

“Os resultados do Mesa Brasil ao longo de sua trajetória no Ceará só mostram que fazer o bem é uma ação verdadeiramente coletiva. E a nossa missão, hoje, continua a mesma de 20 anos atrás, que é levar sorriso, nutrição e saúde para as pessoas em estado de vulnerabilidade social, que ainda são as mais afetadas pela pandemia. Mais do que nunca, nosso objetivo é inspirar a solidariedade nos mais diferentes setores da sociedade, mostrando que todos podem fazer parte dessa celebração”, destaca Luiz Gastão Bittencourt, presidente do Sistema Fecomércio-CE.   

Deixe uma resposta