Portal usa gamificação como recurso para qualidade de vida dos colaboradores

A pandemia do novo coronavírus fez com que muitos profissionais trocassem o escritório pelo home office. Se por um lado a nova rotina trouxe benefícios, como não gastar tempo no deslocamento até o trabalho, por outro ela diminuiu o contato que ocorria no ambiente de trabalho e ajudou no aumento do sedentarismo. De acordo com uma pesquisa da Fiocruz em parceira com a Unicamp e a UFMG, mais de 60% dos brasileiros estão sedentários na pandemia. Com o objetivo de contornar esses problemas, promover o engajamento com os colegas e aumentar a qualidade de vida de seus colaboradores, o Imovelweb, portal imobiliário, promove internamente o desafio “Impulse”.

Dividido em três ciclos de cerca de dois meses, o Impulse utiliza a gamificação para incentivar que os colaboradores tenham atitudes mais saudáveis. Os colaboradores têm acesso a um aplicativo, onde recebem os desafios diários, registram suas metas e interagem com os demais colegas de trabalho via rede social exclusiva do app. Ao todo, 82% dos colaboradores do Imovelweb estão participando do desafio.

Leonardo Paz, CEO do Imovelweb, explica que o primeiro passo para o desenvolvimento do projeto foi um mapeamento com perguntas que envolviam saúde (mental, do homem e da mulher, do coração, bucal e ortopédica), nutrição, estresse, ansiedade, educação financeira e bem-estar no trabalho.

“Com isso, conseguimos entender quais as necessidades dos nossos colaboradores e promover atividades que valorizassem os pontos que precisassem de mais atenção. Utilizamos a gamificação porque vemos que isso traz um incentivo ainda maior para que todos participem. A pandemia transformou a nossa vida em pouco tempo e sabemos que isso é um fator de estresse e desgaste mental muito grande. Por isso, queremos contribuir para que nossos colaboradores se sintam bem, possam ter uma vida mais saudável e com a assistência necessária para superar esse momento”, completa.

Para marcar o início do Impulse, o Imovelweb promoveu uma live de estreia que explicou o objetivo do programa, tirou as dúvidas dos colaboradores e contou com o apoio de Ian Palma, personal trainner e especialista em projetos de qualidade de vida em empresas.​

Os pilares trabalhados no desafio são alimentação, qualidade do sono, saúde emocional, saúde bucal, osteomuscular e educação financeira. A proposta é um conjunto de metas de fácil cumprimento: beber mais água, caminhar, assistir vídeos com dicas de saúde e melhorar a alimentação são exemplos de atitudes que garantem pontos aos jogadores.

Os pontos são contados de duas formas: individuais e em grupo, sendo que os colaboradores estão divididos em nove grupos participantes e cada meta cumprida garante pontos tanto para o funcionário quanto para a sua equipe. Ao final do ciclo, os  vencedores (três mais bem colocados e o grupo que tiver a maior pontuação) ganharão prêmios  que foram escolhidos pensando no bem-estar dos colaboradores.

Deixe uma resposta