A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 17.7): Por que os tomógrafos não vêm?

  • Não são só o coronavírus, a covid-19 e as vacinas que compõem a pauta da saúde. O deputado federal Eduardo Bismarck (PDT) está cobrando do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, posicionamento sobre oito tomógrafos que estão destinados ao Estado do Ceará, mas que permanecem parados no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Segundo Eduardo, os equipamentos foram doados por um grupo de empresários ao Governo Federal, para ajudar os municípios brasileiros no combate à pandemia ainda em 2020. No entanto, até o momento não chegaram aos destinos finais por falta de contrato de logística. A burocracia, assim, se alia mais uma vez ao vírus para dizimar vidas.

Burocracia contra a saúde
Sabe o que Queiroga responde? Que os tomógrafos continuam aguardando a licitação do transporte e que não há prazo concreto para entrega. Imagine se não fosse tão urgente, e se já não tivessem morrido mais de 540 mil brasileiros na pandemia.

Mecânica
O Tribunal de Contas do Estado do Ceará deu um passo importante na ampliação e transparência sobre as ações que executa. Agora, quem quiser acompanhar o resultado das sessões de julgamento virtuais poderá acessar o painel de estatíticas do plenário virtual do TCE, em https://plenariovirtual.tce.ce.gov.br/estatisticas.

O “mito” está cheio de si

Reinaldo Azevedo -  https://noticias.uol.com.br/colunas/reinaldo-azevedo/2020/06/07/novas-acusacoes-contra- bolsonaro-tem-de-ir-ao-tribunal-penal-internacional.htm Já há um pedido no  Tribunal Penal Internacional para investigar Jair Bolsonaro. É preciso ...


E se saúde é a pauta, nada mais plausível do que o mimimi – pra usar aqui uma expressão dele, que chamou o povo de “maricas” porque há reclamações sobre as mortes por covid-19 – em torno do presidente Jair Bolsonaro. Até o apresentador Sikêra Jr., misto de bajulador do Planalto e torcedor por chacinas, criticou. Bolsonaro conseguiu, com uma só constipação, aborrecer amigos e inimigos. Há, no entanto, quem diga que o presidente está cheio de si.

Recesso
Os deputados Moisés Braz (PT), Bruno Pedrosa (Progressista), Ferreira Aragão (PDT), Nizo Costa (PSB), Elvilo Araújo (Patri), Rafael Branco (MDB), George Lima (PV), Manoel Duca (PDT) e Nelinho (PSDB) estão escalados para, no recesso parlamentar da Assembleia Legislativa do Ceará, cuidar dos assuntos mais urgentes da instituição até o próximo dia 31. Foram nomeados para o que se chama de Comissão de Recesso – embora muita gente ache que o período é de folga, o pessoal se mantém trabalhando em gabinetes e outros setores; até a produção legislativa pode continuar, ficando para os deputados a possibilidade de protocolizarem matérias. O que para mesmo é o plenário.

Mecânica
O Tribunal de Contas do Estado do Ceará deu um passo importante na ampliação e transparência sobre as ações que executa. Agora, quem quiser acompanhar o resultado das sessões de julgamento virtuais poderá acessar o painel de estatíticas do plenário virtual do TCE, em https://plenariovirtual.tce.ce.gov.br/estatisticas.

Sopros de arte


Vem aí a edição 2021 do Fórum Harmônicas Brasil. Trata-se de um dos mais importantes eventos da música instrumental do Brasil, que se realiza desde 2005 com agendas presenciais. No ano passado, o evento migrou para as plataformas digitais, respeitando as medidas preventivas contra a covid-19. A programação será de 21 a 24 de julho, no YouTube, mas trabalhos dos gaitistas Márcio Abdo, Benê Chiéia e Pablo Fagundes já estão disponíveis numa playlist no Spotfy, neste link com acesso gratuito: https://open.spotify.com/playlist/2oFPHH0yrKsTsEYCqx6zyp. O site do Fórum é www.forumharmonicas.com e os episódios serão disponibilizados em www.youtube.com/forumharmonicas. Governo do Ceará e BNB patrocinam o Fórum Harmônicas, que tem apoio da Cantina Pet e do portal InvestNE.

Purgante
Com mais de 20 anos de atividades legislativas – e de disputas eleitorais -, o deputado maranhense Hildo Rocha (MDB) considera impossível a proposta do voto impresso no pleito de 2022, diferentemente do que pensam e desejam bolsonaristas, ser implementada em 2022. Avaliações como a de Hildo servem como purgante para ideias amalucadas. Observe-se que o presidente da República, entre um soluço e outro, já ameaçou a democracia se não houver voto em papel no ano que vem.

Tese
A tese de Jair Bolsonaro é tão lunática que ele, mais de um ano antes da eleição de 2022, já acusa fraude. Está seguindo a receita de Donald Trump, o insano que tentou transformar os Estados Unidos numa ditadura. Na cabeça dele, a eleição só vale se for o vencedor.

Direitos humanos
O Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar, da Assembleia Legislativa do Ceará, se integrou à videoconferência “20 anos de Estatuto da Cidade para a região Nordeste: de onde viemos e para onde vamos”, que será realizado nos dias 22 e 23 próximos. A iniciativa é de instituições locais de ensino superior.

Coluna da Hora
Está no ar no podcast da Coluna da Hora live com o deputado estadual Salmito Filho (PDT). Ex-vereador, Salmito fala sobre os desafios da socidade de, passada a pandemia, retomar a normalidade. E trata também de propostas em tempos de pandemia. Todas as entrevistas da Coluna da Hora estão nas principais plataformas de áudio.

Você pode escolher os conteúdos e as plataformas:

BREAKER https://www.breaker.audio/coluna-da-hora-roberto-maciel

GOOGLE https://www.google.com/podcasts?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy81Nzk0NGNlMC9wb2RjYXN0L3Jzcw==

RADIOPUBLIC https://radiopublic.com/coluna-da-hora-roberto-maciel-G4OwnD

SPOTIFY https://open.spotify.com/show/7K2jicVkzRVoePNumXUTIw

A caminho
Na próxima terça-feira, o entrevistado será o músico Jefferson Gonçalves (foto), artista carioca que faz conexões criativas entre o blues e os gêneros do Nordeste. O encontro está marcado para as 18 horas, no perfil @robertoamaciel, no Instagram.

Jefferson Gonçalves

Sua opinião é relevante
Os leitores têm canais abertos com o Portal InvestNE e com a Coluna do Roberto Maciel. Nosso e-mail é portalinvestne@gmail.com e o número de WhatsApp é +55 85 99855 9789.

Deixe uma resposta