Atividades esportivas do Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso voltam a ser presenciais

Com a flexibilização das medidas restritivas determinadas pelo Governo do Ceará, o Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso retoma as atividades esportivas presenciais nesta semana. Seguindo todos os protocolos de segurança, as aulas na Academia nas Praças retornaram nesta segunda (19/7) e no Parque Aquático, na terça-feira (20/7), todas com 25% da capacidade de atendimento, obedecendo o decreto estadual vigente. O projeto é executado pelo Núcleo de Produções Culturais e Esportiva, em cogestão com a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). 

O coordenador do Eixo Esporte Amigo do Idoso, Flávio Forma, destaca que o retorno das atividades nas mais de 30 praças espalhadas por Fortaleza segue um rigoroso protocolo sanitário. É exigido, por exemplo, que os idosos apresentem a carteira de vacinação comprovando que já foram imunizados com as duas doses da vacina contra a Covid-19, para aqueles que não tomaram imunizantes de dose única. Também há a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção, disponibilização de álcool em gel, medição de temperatura e distanciamento de 2 metros entre os alunos.

“Os alunos e os professores estão muito felizes, é muito bom vê-los retornarem após esse longo período de isolamento social”, destaca o coordenador, ressaltando que, apesar das limitações impostas pela pandemia, as atividades do projeto não foram interrompidas. As aulas presenciais foram suspensas, mas as equipes mantiveram aulas on-line, por meio de lives e de vídeos enviados em grupos de WhatsApp com os alunos.

Rita de Cássia tem 71 anos e é aluna do Parque Aquático desde o lançamento do programa. Para ela, a atividade ajuda a manter a saúde física e mental. “Durante o período em que não houve aulas presenciais, as atividades on-line me ajudaram a continuar ativa”, comenta. As aulas no Parque Aquático ofertam natação e hidroginástica no Centro Social Urbano (CSU) do Conjunto Ceará, que possui duas piscinas, uma delas semi-olímpica. O local conta ainda com espaço de convivência e fácil acesso.

Já por meio das atividades da Academia na Praça, o Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso dissemina a prática esportiva de baixo impacto, em espaços públicos e sempre com o acompanhamento de profissionais de educação física. Francisca Dias Lopes, de 60 anos, está no projeto desde 2017 e é apaixonada por atividade física. As aulas online foram para ela uma ótima opção. “Sempre acompanhei todas as aulas on-line. Adoro participar das atividades, seja marcando presença de forma virtual ou física”.

Deixe uma resposta