Indústria calçadista projeta criação de 500 empregos diretos na região de Crateús

O Estado do Ceará acaba de ganhar mais um empreendimento do segmento calçadista no Interior do Estado. Na manhã desta sexta-feira (23.7), foi firmado Termo de Cooperação entre o Governo do Ceará e a Noerubber Indústria de Sandálias Ltda, marcando o anúncio da instalação da empresa no município de Crateús. A solenidade foi conduzida pelo governador Camilo Santana (PT), no Palácio da Abolição.

Com o compromisso de gerar emprego e renda na região, a empresa contará com benefício do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI) / Programa de Atração de Empreendimentos Estratégicos (PROADE), do Governo do Ceará, com diferimento de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Além disso, o empreendimento terá apoio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), por meio da concessão de três galpões em regime de comodato. As estruturas consistem em dois galpões de 2,2 mil m² já existentes e um de 3 mil m² a ser construído pela Agência.

O chefe do Executivo estadual ressaltou as ações importantes realizadas no Estado para estimular a economia no período de pandemia. “O Estado tem agido em várias frentes, como a implantação do Ceará Credi, lançamento de novos concursos públicos, que significam 11 novos mil postos de trabalho, ações para estimular setores da economia, como o pagamento de metade do salário mínimo para novos empregados, todo um esforço que tem sido feito para atrair novos investimentos, não somente nos incentivos fiscais, mas na construção de estradas, de galpões em várias cidades do interior para gerar oportunidade e emprego para a população. É importante destacar que o Ceará, nos últimos seis anos, é o estado que mais faz investimentos no Brasil proporcionalmente à receita. Em valores gerais somos o terceiro do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Paraná”, disse durante a assinatura.

Tendo em vista a projeção de produzir 30 mil pares de calçados por dia, serão gerados pela empresa aproximadamente 500 postos de trabalho diretos. O empreendimento contará com investimento de R$ 8 milhões para a implantação do projeto.

A chegada da Neorubber em Crateús marca a expansão e consolidação da empresa no Estado do Ceará, além da confiança e satisfação dos empresários Paulo César Diel e José Luiz Diel em aportar investimentos no território cearense. Com matriz no Rio Grande do Sul, a empresa já atua no município de Solonópole desde 2014. O grupo também conta com indústria calçadista em Senador Pompeu.

“O projeto em si agora vai começar na prática. Para o grupo é uma gratificação muito grande estar no Ceará há mais de 20 anos, poder gerar emprego no interior. Para mim, que sou gaúcho, é uma alegria muito grande ter esse contato com o povo cearense, um povo acolhedor que nos recebeu muito bem. Nós, como empresa, temos a convicção que vamos ficar aqui, nosso crescimento será aqui e vamos ter um futuro muito belo no estado. Podem ter a certeza que vamos trabalhar juntos por muito tempo”, assegurou Paulo César.

O momento econômico favorável e em que o Ceará se encontra e o trabalho de reestruturação realizado pelo Governo Estadual foi ressaltado pelo titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior. “Corajosamente o governador está enfrentando o desafio de fazer uma grande mudança. Essa mudança precocemente começa a dar os primeiros resultados. Grandes investimentos estão sendo atraídos, como também os menores, pois não estamos deixando de dar atenção à economia já existente, que gera emprego, levando ao interior uma mensagem de trabalho e oportunidades”, destacou o secretário ao ressaltar a ida de uma fintech com 90 empregos para jovens de Crateús.

De acordo com a secretária estadual da Fazenda (Sefaz), Fernanda Pacobahyba, o momento brinda uma política bem estruturada implantada no Ceará. “Uma política que tem foco muito grande em gerar empregos, um desafio mundial. O Ceará sai de forma inovadora com a primeira medida estruturada de um estado da federação com essa possibilidade de pagar 50% do salário mínimo para 20 mil cearenses. É algo inovador. Trazer um novo investimento é sempre motivo de orgulho e o coroamento de uma política estruturada, responsável e partilhada. Aqui temos o poder público estadual, municipal e ente privado, todos trabalhando com transparência, ética e responsabilidade”, comemorou.

Desenvolvimento regional

O prefeito de Crateús, Marcelo Ferreira Machado, ressaltou o grande passo para a economia do município. “Me sinto honrado com o presente de hoje. É para ser parabenizado e festejado pelo povo de Crateús. A população está convicta de que nós estamos no caminho certo”, disse em tom de agradecimento.

Cidadã crateuense, a secretária Especial do Governo do Ceará, Janaína Farias, destacou a importância da ida do empreendimento para o sertão cearense como fomentador econômico e social para vários municípios do entorno. “Não vai impactar somente Crateús, mas toda a região dos Sertões de Crateús. A região toda está animada, movimentada, pois sabe que novos negócios vão surgir a partir da chegada dessa fábrica. Esse é o início de um grande desenvolvimento para a nossa terra”, destacou.

Também marcaram presença na assinatura o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Francisco Rabelo; os deputados estatuais Queiroz Filho, Walter Cavalcante e Jeová Mota; o vice-prefeito de Crateús, Francisco José Bezerra; e o secretário do Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Empreendedorismo, Deyvid San Paiva da Silva.

Deixe uma resposta