Benê Chiréia encerra agenda do Fórum Harmônicas Brasil 2021

O paranaense Benevides Chireia Jr. trabalhava com Tecnologia da Informação quando começou a estudar gaita. A música o absorveu e, hoje, ele não só é reconhecido como um dos mais completos artistas do instrumento no país, mas também é coordenador da Orquestra Harmônicas de Curitiba. Benê executa com a mesma fluência diferentes modelos, passando por gêneros tão ricos quanto distintos: blues, rock, MPB, chorinho, jazz, trilhas de cinema. O músico é atração do quarto e último episódio do Fórum Harmônicas Brasil 2021 (veja acima).

O evento é uma dos mais destacadas iniciativas brasileiras da música instrumental. Promovido desde 2005, a partir de quando teve programações presencias, o Fórum seguiu em 2020 para as plataformas digitais. E tem prosseguimento agora, em modelo digital, mais uma vez com agenda formada por talk shows e apresentações dos artistas convidados. A proposta respeita medidas preventivas contra a covid-19.

Neste ano, o Fórum Harmônicas reúne, além de Benê Chiréia, Pablo Fagundes (DF), Little Will & Márcio Scialis (SP) e Márcio Abdo (SP). Os convidados abordam temas como execução das harmônicas em diferentes gêneros e com formações diferentes. Modelos do instrumento, dicas de conservação e manutenção, didática e modos de estudo também são contemplados.

A agenda está sendo lançada até hoje (24 de julho, sábado), no YouTube – os episódios permanecerão disponíveis para acesso em vídeo e, ainda, em áudio, na plataforma Spotify. O Fórum ainda reuniu trabalhos de gaitistas Márcio Abdo, Benê Chiéria e Pablo Fagundes, organizados em playlist neste link com acesso gratuito: https://open.spotify.com/playlist/2oFPHH0yrKsTsEYCqx6zyp.

O Fórum Harmônicas se baseia em Fortaleza (CE) e tem reconhecimento em toda a América Latina, abordando da difusão ao compartilhamento de informações técnicas. “Tudo isso se alia a muitas experiências musicais a partir da harmônica, ou gaita”, diz Roberto. O instrumento surge, assim, em expressões populares, como jazz, blues, rock e gêneros de forró, mas também desponta em manifestações eruditas em vários países.

O evento já reuniu talentos como os de Diogo Farias (CE), Flávio Guimarães (RJ), José Staneck (RJ), Jehovah da Gaita (PE), Ivan Márcio (SP), Rodrigo Brasileiro (GO), Jefferson Gonçalves (RJ), Big Chico (SP), André Serrano (RS), Indiara Sfair (PR), Troupe da Gaita (PR), Andy Serrano (RS) e Rildo Hora (PE), entre os brasileiros. Também recebeu Peter Madcat Ruth, Johnnu Rover e Rick Estrin (EUA), Wim Djikgraaff (Holanda) e Nicolas Smoljan e Xime Monzon (Argentina), como atrações internacionais.

Neste ano, as entrevistas são conduzidas pelo gaitista cearense André Reis (produtor) e por Roberto Maciel (curador e coordenador). A captação de imagens é de Jerônimo Pires e a edição é de Glênio Mesquita. A Capuchino Press fez a gestão de comunicação.

A edição 2021 do Fórum Harmônicas Brasil é patrocinada pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Casa Civil, com base no edital 001/2021, e pelo Banco do Nordeste.

Portal InvestNordeste e Cantina Pet apoiam o evento.

Links:

www.forumharmonicas.com
www.youtube.com/forumharmonicas
www.ceara.gov.br
www.bnb.gov.br
www.cantinapet.com

Deixe uma resposta