Empresas inteligentes exigem experts no modelo “smart cities”

O que gestores públicos, empresários, profissionais autônomos e acadêmicos têm em comum quando o assunto são soluções de smart cities? As aplicações são diversas, mas a capacitação em cidades inteligentes interessa a todos os setores, da mobilidade à sustentabilidade, passando pela infraestrutura, energia e gestão pública e privada. Criado para suprir uma lacuna em formação profissional nessa área, o curso Smart City Expert está abrindo uma turma de Experts para criar negócios e profissionais inteligentes conectados à nova economia que acompanha a transformação do ambiente urbano, com dez módulos de conteúdo dedicados a profissionais da iniciativa privada, desenvolvidos mensalmente em formato híbrido.

“O Expert é voltado para profissionais e gestores interessados em conhecer e criar novas oportunidades de mercado para sua empresa, entendendo como extrair análises efetivas desses setores para construir novos negócios voltados ao ecossistema de smart cities. Para isso, é preciso conhecer cases de sucesso, nacionais e internacionais, e se conectar com a maior rede de especialistas do setor”, explica Eduardo Filipe Mazzarolo Marques, sócio-diretor e diretor de estratégia e inovação do iCities, empresa pioneira na estruturação de cursos formadores de massa crítica no tema.

Lançado no ano passado dentro do iCities Academy, o curso Smart City Expert acaba de formar a primeira turma de experts. Neste segundo ano, o curso foi dividido em duas turmas, com conteúdos exclusivos para cada tipo de profissional. Além do Smart City Expert – Negócios e Profissões, a turma de Expert Governos Inteligentes será destinada para servidores e gestores que atuam no poder público, e outros formatos de capacitação também em EAD. 

A iniciativa traz o aval do iCities, criado em 2011 que realiza em Curitiba a edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo Curitiba, com chancela da Fira Barcelona, desde 2018. A empresa também desenvolve projetos e soluções de cidades inteligentes e essa expertise vem contribuindo para que seus formandos coloquem em prática projetos, soluções e tecnologias para empresas e municípios de todo o país. 

Resiliência e tecnologia

Apaixonado por smart cities desde 2018, o paraibano Raniere Veras participou de todos os módulos do curso de capacitação e abriu sua própria empresa, a startup Smart Progress, de consultoria para governos na engenharia e desenvolvimento de projetos em smart cities. “Conheci o iCities através do Smart City Expo Curitiba, quando começamos nosso networking que me levou a integrar a comitiva para Barcelona, em 2019, onde participamos do Smart City Expo World Congress. Decidi aprofundar meus conhecimentos para conseguir uma visão holística e sistêmica sobre as cidades inteligentes. Apesar da pandemia não ser favorável aos encontros presenciais, temos que ser resilientes e nos adaptarmos. A tecnologia nos proporciona expandir os limites geográficos, com conexões a pessoas fantásticas dentro e fora do país”, conta.

Engenheiro civil de formação, Veras tem projetos em andamento com prefeituras e com o Sebrae, com foco em municípios de pequeno e médio porte na Paraíba e no Rio Grande do Norte. “Estamos fazendo uma ‘catequização’, quebrando paradigmas e desconstruindo os conceitos, para polinizar outros setores além da tecnologia. Vivemos em uma realidade discrepante do Sul do Brasil, com uma visão quase utópica sobre cidades inteligentes, pessoas e gestores. Uma smart city é um estilo de vida, que envolve basicamente o cidadão. Temos que ter o sentimento de protagonismo, de buscar demandas e soluções, de pertencimento com a cidade. Precisa ter pessoas inteligentes numa smart city, mais interessadas, acesso à informação e dados.”

Smart mobility e smart economy

“O conteúdo denso e profundo do módulo sobre modelos de contratação para smart cities, foi ministrado com maestria pelo professor especialista Guilherme Dominguez. Os companheiros de turma sempre tinham contribuições valiosas. Superou minhas expectativas e tive a oportunidade de me inserir de maneira mais ativa no ecossistema de compras públicas, além de iniciar o processo de aceleração da minha empresa no laboratório indicado. Identifiquei os gaps em relação ao meu processo de vendas e como poderia remodelar para aplicar adequadamente a legislação que rege as licitações ao meu favor”, afirma Mariana Medeiros, que atua com soluções focadas em smart mobility e smart economy em parcerias com o poder público.

Master class

Programa de especialização livre e híbrido composto por dez módulos no modelo Master class, o Smart City Expert oferece um total de 320 horas-aula, com foco no aprofundamento de todas as dimensões das cidades inteligentes. Seu corpo docente é composto por mestres e doutores nas verticais de smart cities, além de palestrantes nacionais e internacionais que abordam cases relevantes de mercado com aplicabilidade prática dos temas abordados durante as aulas.

Acesse mais informações sobre o Smart City Expert pelo email contato@icitiesacademy.com.br  ou (41) 99164-2383 (WhatsApp).

Deixe uma resposta