Entidades do comércio fazem evento sobre inovações tecnológicas para impulsionar empreendedorismo

A CDL de Fortaleza e a Faculdade CDL promovem hoje (quinta, 29.7), às 10h, um evento de divulgação do Programa Clusters de Inovação – Região Grande Fortaleza, com lançamento da parceria com o Edital Corredores Digitais, que tem como objetivo apoiar empreendimentos inovadores a desenvolver soluções para problemas que impactem a competitividade do estado. O evento será realizado no Auditório Raimundo Cabral da CDL de Fortaleza, com transmissão ao vivo e simultânea nos canais da CDL de Fortaleza, UeceOficial e UFCTV no YouTube.

Conforme o edital, serão apoiados projetos de empreendedorismo inovador que adotem as tendências tecnológicas com maior potencial de contribuição para o crescimento econômico nos curto e médio prazos.

O professor da Faculdade CDL, Igor Pontes, é o único pesquisador do programa responsável pelo cluster de Logística e Infraestrutura da Grande Fortaleza, que contempla o Porto do Pecém. O PHD em Logística vai acompanhar as equipes desde o momento de pré-inscrição até o processo de desenvolvimento da solução pelas startups selecionadas para lidar com a temática das tecnologias de informação e comunicação aplicadas a logística. Na região Grande Fortaleza, os problemas abrangem os setores de Agronegócio, Saúde, Energias Renováveis, Turismo, TIC e Logística-Infraestrutura.

“Um dos diferenciais deste programa é incentivar a pesquisa e a inovação no âmbito regional e oportunizar às startups o acesso a bolsas. Os participantes também receberão capacitação, mentoria, conexão com membros relevantes do ecossistema de empreendedorismo e inovação do Ceará e do Brasil, bolsa de capacitação, além de outros benefícios”, explica.

De acordo com a coordenadora de Graduação da Faculdade CDL, Neurismene Oliveira, esse edital é uma excelente oportunidade para os estudantes do curso de Logística colocarem em prática o que aprenderam na sala de aula.  “A relação com startups que podem prover soluções inovadoras pode impactar na performance das empresas, gerando mais trabalho e renda. Ao mesmo tempo, impulsiona o capital humano talentoso e cearense, ajudando a distribuir riqueza por todo o Estado”.

O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), e de seus respectivos Programas: Corredores Digitais e Clusters Econômicos de Inovação, com apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), e do Programa Cientista Chefe da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

INSCRIÇÕES

As startups que possuem projetos voltados para o desenvolvimento das macrorregiões do Estado do Ceará podem se inscrever até o dia 15 de setembro. O primeiro momento, que corresponde ao Grupo 1, ocorre até o dia 15 de agosto. Já o segundo, que corresponde às startups do Grupo 2, ocorrerá do dia 16 de agosto até 15 de setembro. Os interessados deverão inscrever seus projetos exclusivamente pela Internet, utilizando o formulário eletrônico disponível no site: https://www.sct.ce.gov.br/corredoresdigitais. Por um ano, até 48 projetos de startups serão apoiados.

Conforme o edital, serão apoiados projetos de empreendedorismo inovador que adotem as tendências tecnológicas com maior potencial de contribuição para o crescimento econômico nos curto e médio prazos, contemplando iniciativas de nove regiões cearenses, são elas: Grande Fortaleza, Litoral Leste, Vale do Jaguaribe, Sertão Central, Sertão do Cariri, Serra da Ibiapaba, Sertão de Crateús, Sertão de Sobral e Litoral Norte. Os empreendedores com as melhores soluções inovadoras para os problemas identificados receberão mentorias, demoday, ferramentas e benefícios de parceiros, além de bolsas de pesquisa da Funcap.

Deixe uma resposta