Fortaleza recebe a 21ª edição do concurso Comida di Buteco, com delivery como foco principal

Após quatro adiamentos em função da pandemia, o concurso que já virou tradição no Brasil está de volta. A 21ª edição do Comida di Buteco será realizada a partir de amanhã (sexta-feira, dia 30 de julho), até 29 de agosto, e traz, pela primeira vez, o sistema de delivery como foco principal. O concurso será realizado em Fortaleza e em cidades de outros 12 Estados brasileiros.

Nesta edição, o Comida di Buteco promove a temática de “Transformar vidas através da Cozinha de raiz – buteco extensão de sua casa”, em que os participantes irão desenvolver receitas de petiscos contendo uma ou mais raízes. São muitas opções de fácil acessibilidade e infinitas possibilidades de combinações. Batata, mandioquinha, beterraba, cenoura são apenas alguns exemplos que irão estimular a criatividade dos cozinheiros e que vão despertar a curiosidade do público.

O projeto traz neste ano a preocupação em preservar e evoluir os pequenos negócios familiares chamados “butecos”, que sofreram os impactos gerados pela pandemia. Em todo o Brasil, 30% dos botecos participantes do concurso tiveram suas portas fechadas, muitos de forma irreversível. “Nosso mais profundo respeito às famílias de todos os botecos e suas equipes que foram atingidos pela Covid-19, por suas perdas de pessoas e por todas as consequências que a pandemia trouxe às suas vidas e negócios. Da mesma forma nossa reverência às perdas do público fã e frequentador do nosso concurso, nossos parceiros e um agradecimento especial aos nossos patrocinadores, que seguem acreditando na nossa corrente do bem e continuam conosco neste momento tão difícil”, pontua o coordenador regional do concurso, Elmo Santos.

O Comida di Buteco é composto por duas etapas. Na primeira etapa, em cada uma das cidades participantes, os botecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados votam e elegem o campeão local, avaliando 4 quesitos (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida). O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados, 50%. O vencedor de cada cidade participará da segunda etapa, que irá eleger o melhor boteco do país.

Em Fortaleza, são 11 os botecos participantes: Bar do Helano, Bar do Nem, Bar O Camocim, Boteco da Dani, Brasil Colonial, Butequim do JC, Carneiro do Técio, Sabor de Casa, Seu Zé – Bodega, Toca do Peba e Varandão da Vila.

#SalveOsButecos

Com o movimento “Salve Os Butecos”, que traz o foco no sistema de delivery, o público pode prestigiar os butecos, trazendo não apenas faturamento adicional a eles, mas sua força e pensamento positivo para a recuperação de todos. “Nosso objetivo é ajudar a gerar fluxo de caixa para os butecos, de forma que eles possam se reerguer. Todos podem participar: consumidores, empresas, veículos de comunicação e mídia. As doações podem ser em espécie; produtos, no caso de empresas que atendem diretamente os botecos e espaços na mídia para divulgar a campanha. Nossa meta é arrecadar R$ 3 milhões entre julho e agosto e dividir igualmente entre os butecos participantes do concurso”, explica Elmo. A conta para as doações e o acompanhamento do que foi arrecadado está disponível, por meio do “butecômetro”, no site comidadibuteco.com.br.

Segurança
Pela primeira vez em sua história, o concurso terá um formato híbrido, em que os consumidores poderão provar os petiscos participantes do concurso por meio do delivery ou nos botecos, no formato “para levar”. Além disso, o Comida Di Buteco realiza uma parceria com a Tagme – plataforma que permite o agendamento de mesas e a digitalização dos cardápios – para que o público possa planejar com segurança sua ida ao buteco, além de disponibilizar uma lista de dicas para os consumidores com regras de biossegurança.

Novas Iniciativas
Desde 2020, ano em que o evento foi adiado, foram desenvolvidos projetos para os fãs do Comida di Buteco e de tudo aquilo que ele traz em termos de entretenimento e sociabilidade:

Linha Festas Comida di Buteco
Por meio de parceria com a Regina Festas, empresa com 50 anos de vida e líder em produtos para decoração de festas, foram desenvolvidos itens para ambientar uma festa com a identidade do Comida di Buteco: balões, porta copos, copos descartáveis, decorações de mesa etc. Disponíveis nas lojas de artigos de festas em todo o Brasil e também no site reginafestas.com.br.

Piraquê Comida di Buteco
Lembrada há mais de 70 anos pela originalidade de seus produtos, a Piraquê, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, lançou em edição especial os snacks Comida Di Buteco. A novidade leva para dentro de casa os sabores irresistíveis dos butecos familiares, como pão de alho, pimenta e calabresa na versão salgadinho de 90g.

Receitas Campeãs Comida di Buteco – Sympla Play
A Sympla Play, braço da plataforma Sympla que comercializa cursos e conteúdos digitais, desenvolveu uma “temporada” de vídeos de receitas do Comida di Buteco. Esta primeira edição trará receitas premiadas de Belo Horizonte e o produto é composto dos vídeos de 10 receitas, a história de cada um desses botecos, vídeo institucional do Comida di Buteco, um card com a receita para ser impressa e um certificado/gift. O produto poderá ser adquirido na plataforma sympla.com.br a partir de 19 de agosto.

Camisetas Comida di Buteco Chico Rei
O Comida di Buteco estará presente na maior loja virtual de camisetas do Brasil: Chico Rei. A marca desenvolverá e comercializará 3 modelos de camisetas inspiradas pelo Comida di Buteco e 10% do valor da camiseta será destinado ao movimento “Salve os Butecos”. A linha estará disponível na loja chicorei.com a partir de 1º de agosto.

O concurso Comida di Buteco é patrocinado pela Coca-Cola e tem o Banco Santander, como banco oficial.

Em Fortaleza, o evento conta com o apoio de empresas como: Heinz, Reserva 51, McCain, Chandon, TagMe, Zero Cal, Hotel Sonata de Iracema, Diário do Nordeste, Coletiva, Abrasel, Visite Ceará, Dickies, Santanense Workwear, Sr. Box, Zoom, Boxnet e Prefeitura de Fortaleza.

21 ª edição Comida Di Buteco – Fortaleza
Com 11 bares participantes
Data: 30 de julho a 22 de agosto
Site: www.comidadibuteco.com.br

Relação dos Bares participantes com endereço:
Bar do Helano – Rua Carlos Vasconcelos, 2310 – Joaquim Távora
Bar do Nem – Rua General Clarindo de Queiroz, 1745 lj, 230Mercado São Sebastião
Bar O Camocim – Rua Padre Mororó, 1012 – Centro
Boteco da Dani – Rua Odete Pacheco, 87 – São Gerardo
Brasil Colonial – Rua Antonio Augusto, 1572 – Aldeota
Butequim do JC – Rua Padre Guerra, 2334 – Parquelândia
Carneiro do Tércio – Rua Gonçalves Ledo, 1123 – Aldeota
Sabor de Casa – Av. Viena Weyne, 1035 – Cambeba (Lago Jacarey)
Seu Zé – Bodega – Rua Joaquim Torres, 1051 – Joaquim Távora
Toca do Peba – Rua Costa Mendes, 266 – Bom Futuro
Varandão da Vila – Av. Osório de Paiva, 1612 – Parangaba

Deixe uma resposta