Equipe cearense ganha financiamento para solução digital no transporte coletivo

Uma equipe cearense foi selecionada para receber financiamento para o desenvolvimento de uma solução digital que impacte diretamente o transporte coletivo da cidade de Teresina, no Piauí. A equipe foi vencedora do #MoveTeresina, um desafio de inovação aberta, lançado para todo o Brasil, que buscou soluções digitais para a melhoria no setor de transporte da capital piauiense.

A solução vencedora, nomeada de Prontuário do Busão, consiste em um aplicativo e dashboard voltado para a logística de abertura e gerenciamento de ordens de serviço para a manutenção da frota de ônibus do município. Pelo app, a comunicação entre motorista, garagem e oficina será totalmente digitalizada, dando mais agilidade e segurança no tráfego das informações. Os dados coletados ainda serão utilizados pelo dashboard para gerar indicadores preditivos e de previsibilidade, que ajudarão na tomada de decisão pelos gestores, fornecendo informações como a quantidade de veículos em manutenção, problemas mais frequentes e alertas sobre manutenções, por exemplo.

A equipe, formada originalmente por quatro integrantes, Felipe Kustela, publicitário, Sabrina Lemos, jornalista, Diego Oliveira, desenvolvedor, e Edson Paiva, motorista e único integrante residente em Teresina, ampliou o time com a contratação de mais profissionais para atender o prazo de cinco meses para a entrega da solução finalizada para uso.

De acordo com Felipe Kustela, product owner da equipe, a Prontuário do Busão surgiu durante os workshops realizados pelo #MoveTeresina para a concepção e validação dos projetos de cada equipe. Ao todo, o time superou outras 27 equipes para se tornar uma das 3 contempladas para receber o financiamento. “Nós nos voltamos para um problema bastante comum no dia-a-dia de quem utiliza o transporte coletivo de Teresina: veículos que quebram nas ruas durante a rota, somado a um processo sem automatização para a comunicação e acompanhamento das ocorrências de falhas na frota. Essa situação gera estresse para a população, ocasionando atrasos e descontinuidades no serviço de transporte coletivo do município”, explica Kustela.

Futuro

Atualmente, a equipe está focada em entregar a solução no prazo estipulado pelo Desafio #MoveTeresina. No entanto, eles não pretendem encerrar as atividades após os cinco meses de projeto.

“A Prontuário do Busão é uma solução de logística que ainda permite adaptações e atualizações operacionais. Além disso, o transporte e a mobilidade são temas bastante relevantes para as cidades e que ganham espaço na agenda das políticas públicas. É um assunto que impacta diretamente a vida das pessoas e queremos poder contribuir ainda mais com soluções nessa área”, finaliza Felipe.

Desafio #MoveTeresina

O Desafio é uma iniciativa do projeto Observatório do Transporte, encabeçado pela Prefeitura Municipal de Teresina, e que tem como parceiros a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e a Systra, uma empresa francesa com filial no Brasil, que é um dos principais grupos de engenharia e consultoria do mundo especializado em soluções de transporte coletivo e mobilidade. O Observatório do Transporte recebe aporte financeiro do programa Euroclima+, através da AFD, e também conta com a colaboração técnica da Universidade de Fortaleza para sua implementação.

Deixe uma resposta