Inovar, valorizar o conhecimento e analisar dados podem ajudar empreendedores a se manterem no mercado

O empreendedorismo cresce ano a ano no Brasil e com a lei das Micro e Pequenas Empresas (MEI) tem sido mais simples abrir um negócio. No entanto, a manutenção no longo prazo ainda se mostra um desafio como aponta a recente Pesquisa Sobrevivência de Empresas, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Segundo o levantamento, três a cada 10 negócios fecham as portas em até cinco anos.

A falta de experiência e conhecimento de gestão são alguns dos motivos de insucesso dos empresários. Especialistas apontam ainda que muitos brasileiros são conservadores e mostram dificuldade em inovar, preservando modelos antigos de produção. Além disso, o país caminha mais lentamente em relação a automatização de processos e uso de tecnologias para análise de dados, recursos fundamentais para prospecções e o planejamento.

O Espaço Conceito Banco do Brasil RJ convidou Ronaldo Lemos, mestre em Direito com especialização em tecnologia; Dora Kaufman, pesquisadora dos impactos da inteligência artificial nos negócios; e Beia Carvalho, especialista em inovação, para dividir com interessados as  teorias, técnicas e a experiência de cada um nesses temas. Tudo será transmitido online e gratuitamente pelo canal youtube.com/bancodobrasilAs inscrições podem ser realizadas no bit.ly/livespacobb.

A programação tem início em 12/08 com a palestra Como participar da economia do conhecimento?. No encontro, Ronaldo Lemos mostrará a importância de transformar toda a sabedoria dos negócios em produtos e serviços com potencial econômico. Em 19/08 será a vez de Dora Kaufman. Como tema ela traz As soluções estão nos dados – como usar modelagem preditivaDurante a atividade, a palestrante apontará modelos estatísticos e matemáticos para previsões de tendências e resultados. Beia Carvalho fecha a imersão: Abandonar velhas certezas para criar e transformar negócios, em 26/08. Explicará como uma gestão inovadora, com foco em tendências, pode trazer resultados mais positivos.

Educação Financeira

Além das palestras acima, a programação de agosto do Espaço Conceito também oferece a oficina Lugar de Criação – Educação Financeira, o jogo.  Marcada para 07/08, às 15h, a atração abordará a história do dinheiro, o sistema financeiro brasileiro, a economia solidária e a lógica atual de consumo.  O jogo desenvolvido pela JA.CA, em parceria com Às Margens, proporciona uma experiência leve e divertida sobre o modo de nos relacionarmos com as finanças. Os ingressos devem ser adquiridos pelo site: eventim.com.br.

Deixe uma resposta