Startup de tecnologia e finanças fecha parceria com mais uma distribuidora de autopeças

A economia brasileira passa por graves adversidades. Com a piora da crise, muitas empresas vêm buscando soluções para melhorar o crédito e os negócios. Um exemplo disso é a situação vivida por concessionárias de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, onde a demanda por autopeças tem crescido, enquanto as entregas estão levando mais tempo, por conta da falta de insumos para a produção de peças e veículos novos. Por mais que a economia esteja caminhando a passos lentos, as vendas estão começando a melhorar, dando indícios de que o setor tem uma boa projeção de acelerar os negócios ainda neste ano. 

Dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) apontam que a quantidade de veículos emplacados em São José do Rio Preto subiu cerca de 63% desde o início da pandemia. No entanto, o repasse de pagamentos de mercadorias ainda é um problema, já que alguns lojistas seguem sofrendo com o desequilíbrio do fluxo de caixa. Até então, o varejo se obrigava a pagar altas taxas para antecipar parcelas aos seus fornecedores e manter o ciclo funcionando. Mas, com a expansão da Alpe, fintech que tem o objetivo de conectar fornecedores e varejistas por meio de soluções financeiras, na região, ambos os lados da cadeia ganharam uma aliada.

“Sabemos que a crise desafiou a economia, mas também sabemos que ela gerou muitas oportunidades de driblá-la. Hoje, as empresas estão cada vez mais dispostas a flexibilizar as novas formas de pagamento, assim impulsionando as vendas e o nosso negócio”, comenta João Victor Martins, diretor comercial da Alpe.

A fintech implantou sua solução em mais uma distribuidora de autopeças de São José do Rio Preto, que buscava por um sistema capaz de facilitar o crédito aos varejistas e diminuir riscos de inadimplência. A nova parceira da Alpe é a Compel Automotiva, fornecedora que atua no mercado de reposição desde 1975 e possui parcerias com fabricantes de autopeças renomadas com foco em veículos leves e utilitários.

O sistema da Alpe visa permitir que o fornecedor possa aceitar as parcelas das vendas feitas com cartão de crédito pelo comerciante para efetuar o pagamento das mercadorias. A iniciativa auxilia no processo de retomada dos negócios e contribui para a expansão de atuação das empresas de autopeças da região. 

“Sendo uma distribuidora que visa agilidade, buscamos essa solução tecnológica e inovadora e para trazer resultados melhores e faturamentos mais altos para os nossos parceiros atuantes do varejo”, explica Arnaldo Pires, Diretor de Vendas e Marketing, da Compel Automotiva.

Como funciona a solução

A tecnologia da Alpe surgiu para facilitar a parceria entre fornecedores e lojistas por meio de um sistema prático, seguro e moderno. O ciclo da negociação entre fornecedores e varejistas funciona da seguinte maneira:

  • O varejista realiza o pedido ao fornecedor da mercadoria (indústria ou distribuidor);
  • O fornecedor da mercadoria recebe o pedido do varejista, avalia a agenda de recebíveis e libera o pedido;
  • Automaticamente, os valores da agenda do varejista são utilizados para o pagamento do pedido;
  • O fornecedor despacha o pedido e o varejista recebe a mercadoria.

Isso significa que existem vantagens para fornecedores, mas também para os lojistas, que conseguem facilitar o pagamento para o consumidor final, com maior parcelamento, e usar essas parcelas para realizar repasse aos fornecedores, sem o custo de antecipação.

Saiba mais sobre a solução da Alpe em:  https://www.alpenet.com.br/

Deixe uma resposta