Independência financeira: o dinheiro é o principal item para alcançá-la?

Independência financeira é mais do que pagar as próprias contas, é conseguir viver da renda de seus investimentos. 

Com a crise econômica causada pela pandemia da covid-19, os brasileiros começaram a olhar ainda mais para o bolso. Em 2020, inclusive, a busca pelo tema cresceu de forma impressionante. Segundo uma pesquisa, realizada pelo plataforma de gerenciamento de mídias sociais mLabs, as empresas desse segmento tiveram o melhor desempenho no Instagram, com crescimento de 35,97% na taxa de engajamento no fim do ano de 2020, em comparação com o primeiro trimestre.  

Evidentemente, o número de produtores de conteúdo de finanças também cresceu para acompanhar a procura por este tipo de informação. Raul Sena é um dos nomes que ganhou muito destaque entre os grandes influenciadores do ramo, ganhando notoriedade nas plataformas digitais voltadas para assuntos econômicos e de investimentos. 

Através da criação do canal Investidor Sardinha, que atualmente possui mais de 200 mil inscritos, Raul tem transmitido diariamente informações relevantes sobre ações, bolsa de valores e diversos assuntos voltados a temáticas financeiras. 

Ele conta que começou o canal em 2019, apesar de já ter na época um vasto conhecimento em empreendedorismo e investimentos, acumulado ao longo de anos de sua atuação como investidor pessoal. Um dos temas que Sena reforça em seus conteúdos é a importância de conquistar uma efetiva independência financeira. 

“O primeiro passo para que as pessoas consigam viver da renda de seus investimentos é estudar, entender de investimentos, saber onde colocar o dinheiro para atingir o objetivo definido. Depois disso, é importantíssimo não ter passivos antes da hora, ou seja, antes de ter ativos que paguem por esses passivos. Isso quer dizer que, ao invés de financiar um carro, que vai ser um custo e não um investimento como as pessoas acreditam, o ideal é investir para, após um prazo maior, obter um retorno que lhe permita comprar o veículo à vista. E se for necessário, é claro”. afirma Raul 

Sena ainda completa que é absolutamente verdadeira a ideia de que é necessário filtrar as pessoas com quem convivemos. “Ninguém consegue atingir objetivos sem conviver com pessoas que são incentivadoras. Isso é motivador e contribui com a mentalidade de crescimento. Até porque o dinheiro é importante sim, mas não adianta conseguir dinheiro e não ter uma boa mentalidade para lidar com ele”, reforça.

O fundador do canal Investidor Sardinha, após constatar a necessidade de uma educação financeira, desenvolveu um curso para ensinar pessoas a cuidarem do próprio dinheiro. Já são mais de 1.700 investidores formados com conhecimentos muito aprofundados, incluindo aportes no exterior. A ideia é, segundo ele, quebrar os tabus que impedem as pessoas de enriquecer e promover uma liberdade econômica a partir do conhecimento. 

Deixe uma resposta