Seguradora chega à marca de 100 novas franquias no primeiro semestre de 2021

Primeira seguradora de vida a atuar no modelo de franquias no país, a Prudential do Brasil, subsidiária de uma das maiores seguradoras do mundo, chega à marca de 100 franquias abertas apenas no primeiro semestre de 2021. A expectativa é que até o final do ano mais 100 novas franquias sejam iniciadas.

A Prudential atua com uma rede de corretores franqueados, que comercializam seguros de vida individuais personalizados. Com mais de 1,5 mil corretoras franqueadas em operação no país, os seguros comercializados pelas franquias da Prudential são responsáveis por cerca de 81% do negócio da empresa. A projeção da companhia para os próximos cinco anos é de dobrar a rede de franquias, alcançando mais de três mil.

“Uma das diferenças fundamentais de uma franquia para um negócio tradicional, em qualquer área, é a experiência e o suporte proporcionados pela franqueadora. O empresário franqueado tem acesso a um modelo de negócios já testado e validado. É da franqueadora a responsabilidade de manter o sistema de transferência de know-how de forma padronizada e oferecer treinamentos periódicos”, explica Luiz Henrique Cruz, Diretor de Desenvolvimento de Franquias da Prudential do Brasil.

Os novos franqueados apresentam um perfil jovem – 30% têm entre 25 e 30 anos e 47% têm entre 31 e 35 anos. Quanto à localização das novas unidades, 68% estão na região Sudeste, 17% no Centro-Oeste, 10% no Sul e 7% no Nordeste, o que demonstra a abrangência da marca no país e muitas oportunidades de crescimento em novas praças. Em 2021, a empresa iniciou a operação de franquias no Nordeste, com a inauguração de dois pontos de apoio à rede no Recife, capital de Pernambuco.

O ritmo de abertura de novas franquias da Prudential do Brasil está alinhado aos dados da pesquisa de Desempenho do setor de franquias no primeiro trimestre deste ano realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. De acordo com o estudo, no primeiro trimestre de 2021, foram abertas 3,3% mais unidades – contra 2,3% no mesmo período do ano passado – e fechadas 1,4%, resultando num saldo positivo de 1,9%. No 1º TRI de 2020, o saldo havia sido de 1,0%.

O aumento no número de abertura de novas franquias da Prudential também é reflexo do bom momento que atravessa o setor de seguros de vida. Nos últimos anos, a contratação desse tipo de seguro tem crescido, o que aumentou a participação do segmento no mercado.

De acordo com dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) o setor supervisionado arrecadou R$ 145,04 bilhões no primeiro semestre de 2021, crescimento nominal de 19,4% em relação ao mesmo período de 2020. Os seguros de pessoas foram responsáveis por mais da metade da arrecadação do primeiro semestre: R$ 85,16 bilhões, alta nominal de 25,5%.

“Mesmo com a ascensão dos seguros de vida, hoje, somente 15% da população brasileira economicamente ativa tem esse tipo de seguro. Para se ter ideia de como ainda há espaço nesse mercado, nos Estados Unidos, cerca de 70% da população tem seguro de vida. No Japão esse índice chega a 90%. Por isso, temos um cenário otimista tanto para a franqueadora como para os franqueados, podemos encarar essa baixa penetração dos seguros de pessoas na população brasileira como oportunidade de crescimento expressivo”, explica Cruz.

Deixe uma resposta