Governança Corporativa e Captação de Recursos são temas de cursos para o setor filantrópico

As instituições filantrópicas desempenham um papel fundamental para viabilizar o acesso de milhões de brasileiros a serviços de saúde, educação e assistência social. A operação do segmento é bastante ampla, com mais de 11 mil entidades em atuação em todo o país, que empregam 2,3 milhões de pessoas. Apesar de sua natureza heterogênea e diferentes padrões de gestão, orçamento e governança, todas as entidades precisam manter suas equipes atualizadas e capacitadas para lidar com os complexos processos regulatórios e de prestação de contas a que são submetidas.

A partir desta demanda, as Universidades Corporativas do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (Fonif) e do Semesp, em conjunto com a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) desenvolveram os programas online de formação em “Fundraising – Captação de Recursos para Organizações sem fins de lucro e filantrópicas” e “Governança Corporativa em Organizações Sem Fins Lucrativos”, este também em parceria com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Os cursos serão 100% online, em formato interativo e com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom.

Programas exclusivos com cases do setor filantrópico

O primeiro programa online sobre Fundraising – Captação de Recursos para Organizações sem fins de lucro e filantrópicas é destinado a presidentes, diretores e gestores das áreas de Captação de Recursos ou Desenvolvimento, assim como voluntários e profissionais das áreas educação, saúde e assistência social. A temática é fundamental para o setor, pois as instituições dependem do apoio da sociedade para ampliar o alcance dos serviços e atender mais pessoas que precisam.

O programa tem carga horária de 16 horas, dividido em quatro encontros semanais, nos dias 24, 26 e 31 de agosto e 2 de setembro de 2021, das 17h às 20h. Os temas das aulas abrangem a definição de fundraising; direitos do doador, planejamento para uma captação de recursos bem-sucedida; programa de desenvolvimento integrado; potenciais doadores de grandes doações e como criar uma área de fundraising dentro da organização.

Em sua segunda turma, o curso de Governança Corporativa em Organizações Sem Fins Lucrativos é destinado a gestores e mantenedores de instituições filantrópicas nas áreas educação, saúde e assistência social. Além do Semesp, Fonif e Anec, o programa conta ainda com a chancela do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). 

A carga horária é de 36 horas, dividido em nove encontros semanais, de 1 de setembro a 27 de outubro de 2021, sempre às quartas-feiras, das 17h às 20h.

O conteúdo programático envolve características das entidades sem fins lucrativos e princípios de governança; conselho de administração e gestão, papéis e responsabilidade dos gestores; função controle e instrumentos na governança; cases de boas práticas em instituições filantrópicas; regime tributário das organizações sem fins lucrativos; gestão de riscos e compliance; captação de recursos (fundraising) e análise de práticas de governança em instituições filantrópicas

As inscrições e matrículas podem ser feitas diretamente no site do Semesp:https://www.semesp.org.br/uc/programas/

Deixe uma resposta