Projeto chega a Fortaleza (CE) e oferece curso gratuito sobre sistemas fotovoltaicos

A unidade móvel “Road Show Huawei Solar”, projeto da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) em parceria com a Huawei e apoio de outras empresas do mercado de energia solar, levará curso gratuito sobre instalação de sistemas fotovoltaicos aos principais estados do Brasil. Serão visitadas mais de 50 cidades, até janeiro de 2022. No Ceará, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará) é parceiro da iniciativa.

Em Fortaleza, a unidade móvel vai oferecer o curso Fundamentos e Dimensionamento do Sistema Fotovoltaico, na Rua Florêncio de Alencar, 900 – Barra do Ceará, hoje e amanhã (23 e 24 de agosto). Os interessados em participar deverão se inscrever pelo site https://www.roadshowhuaweisolar.com.br e, no dia do treinamento, levar 1 kg de alimento não perecível.

O “Road Show Huawei Solar” é um veículo totalmente adaptado, equipado com energia solar. Trata-se de um sistema de microgeração distribuída on-grid e off-grid real que possui estrutura de sala de aula, espaço para workshops e uma casa com cozinha e lavanderia funcionais alimentadas por energia solar.

Energia solar significa maior capacidade de produção, energia limpa 24h, custos otimizados, inteligência, eficiência e segurança – essa é a mensagem que a Huawei quer levar a todas as paradas do Road Show juntamente com a ABGD e oferecer uma experiência imersiva ao público visitante. Na casa cenário, o participante poderá ver de perto a solução fotovoltaica inteligente da Huawei para residências, que garante 24 horas de energia limpa, estável, mais barata e sem impactar na rotina e qualidade de vida de seus moradores.

“Imagine uma solução única com base em Inteligência Artificial que garanta o fornecimento de energia limpa dia e noite, de forma muito intuitiva, eficiente e econômica para ambientes residenciais, comerciais e industriais. Isso não é tendência, é hoje tranquilamente possível”, afirma Fábio Mendes, diretor de Canais da Huawei para a América Latina.

São três os objetivos do projeto: conscientizar a população sobre a importância de usar fontes renováveis para a geração de energia; qualificar profissionais interessados na instalação de sistemas fotovoltaicos e levar conhecimento para regiões de difícil acesso. “Nossa ideia é contemplar no roteiro as principais capitais e cidades mais avançadas no setor de renováveis, promovendo a energia solar fotovoltaica na prática”, comenta Carlos Evangelista, presidente da ABGD.

O projeto vai beneficiar cerca de 40 pessoas, em Fortaleza. Com carga horária de 4 horas, o curso oferece conteúdo programático que inclui noções básicas de regulamentação de geração distribuída de energia elétrica, dimensionamento preliminar de projetos solares fotovoltaicos, segurança e qualidade das instalações e vendas. Além dos aspectos técnicos, o curso abordará também as diversas etapas do processo de comercialização de sistemas fotovoltaicos e promoverá o empreendedorismo.

Durante a permanência do “Road Show Huawei Solar”, serão seguidos protocolos de segurança e distanciamento social estabelecidos para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. A ABGD, preocupada com saúde de todos os participantes e colaboradores desenvolveu com apoio de um infectologista um protocolo de segurança que contará com sanitização constante do ambiente, distanciamento entre os participantes, distribuição de duas máscaras para cada aluno e álcool em gel.

Deixe uma resposta