Olinda (PE) inicia busca ativa de estudantes matriculados na Rede Municipal

Com a proximidade do retorno das aulas presenciais em Olinda (PE), a Secretaria de Educação, Esportes e Juventude entrou em campo com a busca ativa dos alunos. Para isso foi criado o Projeto Tô Voltando, que conta com a mobilização tanto de órgãos da Gestão Municipal quando com parcerias. A primeira etapa já encontra-se em andamento, com apoio da Secretaria de Saúde.

Nessa busca, os agentes comunitários de saúde que vão nas residências também têm a missão de pesquisar e conscientizar as famílias para que os alunos retomem os estudos. “Nossos dados mostram que estamos com 70% de evasão escolar nesse período de pandemia”, explica a diretora do Depto de Acompanhamento Pedagógico e Programas e Projetos, Rosa Rodrigues.

Essa evasão compreende estudantes que abandonaram completamente as atividades ou estão com baixa frequência por não darem retorno das atividades do ensino remoto, adotado por causa da pandemia da Covid-19. “São diversos fatores que afastam essas crianças e adolescentes e que é um fenômeno em todo Brasil por conta da pandemia: muitos perderam os pais, se mudaram ou acreditam que as aulas não vão voltar, por exemplo”. Ela acrescenta que, no curso das atividades normais, antes da crise sanitária, a evasão em Olinda era bastante baixa, na ordem de 2%.

A busca ativa do Projeto Tô Voltando de Olinda segue as diretrizes da UNESCO, que orienta a formação de parcerias na busca dos estudantes. Além da Secretaria de Saúde, Olinda vai acionar a Assistência Social do Município e articular estratégias com Conselho Tutelar, lideranças comunitárias e religiosas.

A Rede Municipal de Ensino de Olinda possui 72 escolas com 25.903 estudantes matriculados, entre turmas de Educação Infantil, Ensino fundamental Anos iniciais e Finais e Educação de Jovens e adultos.

O retorno será feito de forma escalonada, começando no dia 13 de setembro com os alunos do segundo, quinto e nono anos do fundamental e dos Níveis IV e V da EJA. As turmas serão divididas em grupos no modelo híbrido – presencial + remoto. No dia 20 retornam 3º, 4º e 8º ano e dos Níveis I, II e III da EJA. No dia 27 é a vez do 6º e 7º anos. No dia 4 de outubro voltam as turmas do 1º ano e Grupo VI da Educação Infantil. No dia 11 de outubro é a vez do Grupo V da Educação Infantil. Por fim, no dia 18 de outubro retornam os Grupos I e II, III E IV da Educação Infantil.

Será obrigatório o uso das máscaras de forma adequada, a intensificação do hábito de lavar as mãos com água e sabão ou higienização com álcool em gel 70%, evitar cumprimentos com aperto de mão, abraços e beijos, como também manter o distanciamento.

Deixe uma resposta