Integração de ferramentas de comunicação melhora atendimento do cliente

Diversos meios de comunicação têm surgido nos últimos anos, começando por SMS, e-mails, evoluindo para Facebook e Whatsapp. E as empresas têm procurado se adaptar a essas várias plataformas, com a integração dessas inúmeras ferramentas como ponto inovador e chave no atendimento ao cliente. Para Paulo Chabouh, CEO da L5 Networks, empresa pioneira no desenvolvimento de soluções de comunicação em nuvem, “há inúmeras formas tecnológicas, hoje, para atender bem o cliente e a empresa que entende isso, acaba por sair na frente no mercado”.

Dados divulgados pelo Whatsapp em 2020 apontam a grande demanda no atendimento online. Só no aplicativo são cerca de 2 bilhões de usuários no mundo, enquanto que o tráfego diário de mensagens chega a 100 bilhões. E os brasileiros são destaque no uso da plataforma, estando em segundo no ranking mundial e tendo 98% dos smartphones em uso, com o aplicativo instalado.

Para lidar com essa demanda de dados, o CRM tem passado a integrar o dia-a-dia das empresas, a sigla significa Customer Relationship Management, ou seja, é uma ferramenta de vendas para registrar e organizar todos pontos de um contato que um consumidor tem com o vendedor de uma empresa.

O que facilita para que as empresas construam estratégias de negócio e relacionamento com o cliente de acordo com os dados fornecidos e os objetivos a serem alcançados. Dessa forma, com os dados integrados de todas as plataformas de comunicação, é possível entender melhor o perfil de cada cliente e saber qual a forma mais adequada de atingí-lo. 

Um dos mecanismos para criar as estratégias é ter “A Gestão de Relacionamento com o Cliente”, que não é somente um software ou mais uma plataforma. É um conjunto de recursos que auxiliam na gerência e análise das interatividades com consumidor ou utilizador, possibilitando antecipar necessidades e interesses, otimização da lucratividade e conforme o segmento de aplicação é possível aumentar as vendas e aumentar a captação de novos clientes.

Ao integrar esse tipo de ferramenta a outras já disponíveis no mercado como a telefonia VoIP, que permite que empresas consigam comunicar-se facilmente com clientes através do telefone via internet, o seu tempo de resposta e maximização de ações junto do cliente torna-se melhor para lidar com as demandas do mundo atual, que demanda cada vez mais agilidade.

De acordo com Chabbouh: “O aumento das receitas a partir do melhor foco dos clientes e retenção de informações por longos períodos são grandes vantagens, pois podem ser  quantificadas por meio de bancos de dados que ajudam as empresas a compreender melhor seus clientes e utilizar esse conhecimento para promover a lealdade e otimizar o valor do cliente conforme o tempo, criar soluções descomplicadas, e que facilitem o dia-a-dia de pessoas e empresas”.

Deixe uma resposta