Seminário discute a proteção social à população em situação de rua em Fortaleza

Em alusão ao Dia Nacional de Luta pelos Direitos da População em Situação de Rua (19/08), a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) realiza hoje (31.8) e amanhã (quarta-feira, 1/9), o seminário “População em Situação de Rua: Suas Expressões Sociais e Singularidades”. O evento será realizado na Academia Professor Darcy Ribeiro, de 9h às 12h.

A proposta do seminário, executado pela Célula de Proteção Especial da SDHDS, é promover a formação continuada das equipes que atuam nos serviços de população de rua, buscando uma maior qualificação de seus profissionais. O encontro contará com a participação dos palestrantes Arlindo Ferreira, do Movimento Nacional da População em Situação de Rua; Lídia Valesca Pimentel, doutora em Sociologia; Rafael Baquit, médico psiquiatra; e Jaína Alcântara, antropóloga e estudiosa de Redução de Danos.

Para o titular da SDHDS, Cláudio Pinho, discutir as problemáticas e pensar propostas coletivas de atuação para a população em situação de rua, bem como conhecer a rede socioassistencial e os demais órgãos públicos, é de suma importância para todos os profissionais. “A SDHDS vem construindo propostas viáveis de atuação com esse segmento, buscando perspectivas de melhorias da qualidade de vida, da dignidade e de novos projetos de vida para essas pessoas, que visem a superação da vivência de rua”.

O seminário terá a participação dos profissionais dos Centros Pop, Centro de Convivência, Espaços de Higiene Cidadã, Refeitório Social, Pousadas Sociais 1 e 2, Casa de Passagem, Acolhimento Institucional para Mulheres e Famílias, Acolhimento Institucional para Homens e Central de Vagas.

Deixe uma resposta