Conselho discute papel da segurança pública nas áreas de maior fluxo de turistas em João Pessoa (PB)

A Secretaria de Turismo de João Pessoa (PB) promoveu a quinta reunião do ano do Comtur – Conselho Municipal de Turismo, dessa vez, para discutir o papel da segurança pública no turismo na capital paraibana “Evolução, desempenho e resultados”. De acordo com Daniel Rodrigues, secretário de Turismo – que abriu o encontro ao lado do secretário executivo, Ferdinando Lucena -, João Pessoa é tradicionalmente conhecida como uma cidade segura e tranquila, por isso, nesse sentido, é preciso estar permanentemente trabalhando para que esse status continue sendo um diferencial para atrair mais turistas.

Daniel Rodrigues destacou a parceria com os poderes municipal e estadual em todos os âmbitos da administração pública para melhorar os serviços e o atendimento aos turistas, em especial, nas áreas de maior concentração como na orla marítima e no Centro Histórico de João Pessoa. “João Pessoa tem fama de ter um turismo qualitativo, familiar, e não pode perder essa condição”, pontuou o secretário.

A reunião desta quarta-feira do Comtur contou com a presença do vereador Tarcísio Jardim que, segundo o secretário de Turismo, também tem aberto um diálogo com a Câmara Municipal para que os temas debatidos no Conselho sejam levados para o plenário daquela Casa Legislativa.

Durante a reunião, representantes do trade turístico relataram incidentes isolados na orla e enfatizaram a necessidade de as forças de segurança agirem utilizando o setor de inteligência como forma de prevenção. O presidente da Abrasel-PB – Associação Brasileira de Bares Restaurantes e Similares, Arthur Lira, destacou a importância do tema e afirmou que, pela primeira vez, teve a oportunidade de discutir com os comandos da força de segurança frente a frente.

Os representantes da força de segurança do Estado e Municipal enfatizaram que têm trabalhado incansavelmente para garantir segurança não apenas para os turistas, mas para toda a sociedade paraibana. A Paraíba, como destacou a presidente da PBTur, Ruth Avelino, é um dos poucos estados brasileiros que conta com um Batalhão Especializado em Policiamento Turístico, com equipes atuando nos pontos de maior fluxo de turistas, a exemplo da orla marítima.

Deixe uma resposta