Pessoas com deficiência são atendidas por coordenadoria especial em Fortaleza

Setembro é o mês do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado no próximo dia 21. Para atender esse público, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), tem uma série de políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Uma delas é o trabalho da Coordenadoria Especial de Pessoas com Deficiência (Copedef), cuja responsabilidade é fomentar ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e de suas famílias.

A Coordenadoria também realiza atendimento presencial e de forma remota. Por mês, cerca de 100 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência, são atendidas de forma presencial na sede da SDHDS ou de forma on-line, por meio de videochamadas em libras pelo (85) 99905-5152, pelo email copedef.sdhds@sdhds.fortaleza.ce.gov.br ou pelo telefone (85) 3105-3445. O atendimento auxilia com orientações sobre os serviços oferecidos pelas diversas secretarias e órgãos da Prefeitura, como também sobre os auxílios à comunidade surda durante atendimentos junto à Prefeitura e até mesmo no encaminhamento de denúncias que chegam ao órgão.

O titular da Copedef, Emerson Damasceno, ressalta que as demais secretarias da Prefeitura cooperam tecnicamente com a coordenadoria. “Dada a magnitude da capital cearense, temos inúmeras políticas públicas sendo realizadas em diversos locais e por diversos órgãos. Dessa forma, o trabalho intersetorial realizado pela Copedef é essencial”.
É de responsabilidade da Coordenadoria, ainda, assessorar o Município em assuntos relacionados à pessoa com deficiência; coordenar a implementação das ações governamentais de modo harmônico com as secretariais municipais, órgãos e entidades do Estado, para realização de objetivos comuns; estimular e apoiar melhorias nas áreas básicas de Fortaleza; entre outras ações.

Deixe uma resposta