Fortaleza participa de projeto piloto que estimula participação paterna

Começa hoje, sexta-feira (10/9), o Projeto P, iniciativa em formato de experiência-piloto que tem como objetivo de estimular e orientar o envolvimento dos homens na paternidade e no cuidado desde a gravidez até a primeira infância. A ação é do Instituto Promundo e Ministério da Cidadania, e será realizada em Fortaleza por meio da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). O lançamento será às 9h30min, no Instituto de Arte e Cidadania do Ceará (IACCE), onde haverá a apresentação das atividades do programa e a entrega de cestas básicas para os participantes.

De acordo com Miguel Fontes, diretor executivo do Instituto Promundo, a ideia do Programa P surgiu após um levantamento feito a partir de estudos que demonstram como a participação efetiva da figura paterna desde o pré-natal promove benefícios como a redução de necessidades cesarianas, melhores condições físicas e mentais da mulher durante o período de gestação, assim como o melhor desenvolvimento da própria criança nos primeiros anos de vida. 
“Diante dessas evidências, decidimos trabalhar para estimular essa participação.

O programa já está sendo realizado no Rio Grande do Sul e em Pernambuco. A gente identificou o Ceará como um estado extremamente fértil por conta das políticas avançadas dos governos estadual e municipal em relação à primeira infância, programas reconhecidos pela rede nacional”, aponta Miguel Fontes. O programa será executado no Ceará em parceria com a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará (SPS). 

O Projeto P ocorrerá de forma piloto com 40 homens, divididos em dois grupos de 20, e terá duração de seis meses. Após esse período, serão avaliados os resultados sobre as evidências do impacto da iniciativa, que contará com momentos de formação e visitas domiciliares. Todos os participantes integram o programa Cresça com seu Filho/ Criança Feliz, que atende mais de três mil famílias na Capital. Um desses pais é Francisco Lima, 31, que está à espera do segundo filho. “Já tenho um filho de 12 anos. Agora a gravidez ainda está no início, com três meses. E o que eu espero é que com mais orientação eu possa ser mais presente e fazer a diferença”.


Cresça com Seu Filho/Criança Feliz
O Programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz é o resultado da unificação do Programa Federal Criança Feliz, instituído através da Lei Federal 13.257, de 8 de março de 2016. A execução é realizada de forma intersetorial entre a SDHDS, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Secretaria Municipal da Educação (SME). A SDHDS atua no acompanhamento social das famílias das áreas descobertas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Município e, com isso, garante o acompanhamento de quem mais precisa, realizando um trabalho técnico de apoio às famílias nos cuidados com a primeira infância.

Deixe uma resposta