Conheça três modos de aplicar Inteligência Artificial na sua empresa

A busca por inovação e ferramentas que possam auxiliar nos negócios cresce à medida que o mercado se torna mais competitivo. Assim, a tecnologia é uma aliada muito importante e necessária no dia a dia. Uma das mais utilizadas por grandes instituições é a Inteligência Artificial – IA, ferramenta que permite máquinas inteligentes interpretarem dados e utilizarem informações para resolver e realizar tarefas específicas.

Para Guilherme Baumworcel, CEO da startup Rupee, plataforma que une metodologia Kanban e IA aplicada em nuvem para otimizar tempo na realização de tarefas fiscais, de folha, contábil e paralegal de empresas, é impossível não esbarrar em alguma propaganda, aplicativo ou empresa que use essa tecnologia. “A Inteligência Artificial está cada vez mais presente no dia a dia da sociedade, quer tenhamos ou não conhecimento disso. Segundo o levantamento Emerging Jobs Report 2021 do LinkedIn, uma das principais profissões em ascensão é a do profissional que trabalha com essa tecnologia. A maior culpa disso é a enorme demanda por essa ferramenta”, explica ele.

Em outras palavras, Inteligência Artificial é uma tendência no mercado. Um estudo produzido pela Morning Consult revelou que 40% das empresas brasileiras implantaram IA em algum processo de seus negócios. “É provável que esse número dobre nos próximos anos, principalmente para quem quer inovar e facilitar a experiência do usuário ou cliente”, informa Guilherme.

O especialista elencou 3 formas de aplicar Inteligência Artificial nos negócios:

Automatização de tarefas rotineiras

“A vantagem de aplicar a tecnologia para realização de algumas tarefas é permitir que a equipe de colaboradores possa se dedicar para outras mais complexas ou para atender demandas específicas que necessitem de uma atenção especial”, comenta Baumworcel.

Todas as tarefas podem ser automatizadas, das mais fáceis às mais complexas. Outra vantagem que a automatização traz é a eficiência na realização, visto que não será feita manualmente e, se bem programada, não entregará erros. 

Marketing personalizado para vendas

“Já reparou que depois que fez uma pesquisa sobre um determinado produto ou serviço, propagandas com produtos e serviços similares começaram a aparecer para você em suas redes sociais? É uma inteligência artificial feita especialmente para o marketing digital”, comenta o CEO. Essa estratégia de marketing é muito utilizada na venda de produtos dentro de sites, onde a ferramenta é capaz de associar a busca do consumidor e apresentar para ele algumas opções que se encaixam no que ele procurou, auxiliando no aumento de vendas. 

O marketing também se dedica em melhorar a experiência do usuário e na fidelização dele. Para isso, mensurar estratégias de relacionamento entre a instituição e o consumidor é uma das principais vantagens de aplicar a tecnologia nas tarefas da empresa. A IA permite que a empresa possa personalizar o atendimento ao cliente, coletar dados e ser capaz de responder perguntas e passar informações precisas, além de possibilitar algumas técnicas de fidelização.

Gestão e gerenciamento

“A IA permite grandes empresas de terem gestão inteligente da atuação de seus colaboradores. Com essa ferramenta, é possível acompanhar a realização de tarefas com mais detalhes, facilitando para o gestor quem está desempenhando as tarefas com eficiência e quais possíveis dificuldades estão surgindo”, explica Guilherme.

Analisar a performance de cada colaborador da equipe com essa tecnologia permitirá ao coordenador estruturar melhor seus colaboradores, otimizando a produtividade diária deles e encontrando soluções para possíveis problemas que possam surgir. Assim, a tecnologia auxilia a melhorar a qualidade do serviço ao mesmo tempo que ajuda o profissional a realizá-lo.

Deixe uma resposta