Ceará investirá R$ 198 milhões em nova fase do Programa Sinalize; meta é melhorar vias de todos os municípios

Contribuir para a implementação de vias municipais mais seguras, com bom pavimento e boa sinalização vertical e horizontal, é a proposta do programa estadual Sinalize. A nova etapa do programa foi lançada pelo Governo do Ceará. Serão R$ 198 milhões em investimentos para melhoria de tráfego em todas as cidades cearenses.

“Ter uma rua bem pavimentada, bem sinalizada, ajuda o motorista e também organiza o trânsito. Esse é o grande objetivo do programa Sinalize. A nossa meta nesta etapa são 3,9 milhões de metros quadrados de asfalto”, detalhou o governador Camilo Santana (PT), acompanhado de outras autoridades no lançamento. “Outro ponto desse programa é a importância de o estado fazer investimentos que vão gerar empregos nas regiões”, apontou.

O Sinalize – Programa de Segurança no Trânsito realizará requalificação viária e sinalização de trânsito para diminuir o número de acidentes nos municípios. A Superintendência de Obras Públicas (SOP) será a responsável pela execução das intervenções, em parceria com Departamento Estadual do Trânsito (Detran-CE) e prefeituras municipais.

“Sabe a importância de pavimento asfáltico quem mora no interior, quem mora em ruas não pavimentadas. Porque conhece o desconforto e a insegurança por falta de sinalização, por falta de um bom pavimento. Este programa vai melhorar muito a vida das pessoas no Interior e refletir na educação e saúde dos municípios”, lembrou o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira.

A extensão de malha asfáltica com que cada município será contemplado varia de acordo com o número de habitantes, escalonada entre 10 mil m², 20 mil m² e 30 mil m².

“O Ceará é o estado no Brasil que mais investe em termos absolutos. São quase 200 milhões investidos numa área fundamental que é a infraestrutura, que trará mais conforto e segurança, onde o empreendedor poderá escoar a sua produção. Isso demonstra a capacidade de compromisso com a população cearense”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão.

Como funciona

O Sinalize é realizado por meio de acordo firmado entre a Superintendência de Obras Públicas (SOP) e as prefeituras. As gestões municipais submetem seus projetos para aprovação e execução do órgão estadual. Ao mesmo tempo, se comprometem a intensificar as ações de segurança e educação no trânsito, efetivando as responsabilidades inerentes a elas estabelecidas pela Política Nacional de Trânsito.

“O programa Sinalize, que tem esse viés de diminuir e prevenir os acidentes e mortes no trânsito, também serve para melhorar a infraestrutura de nossas cidades. Esses investimentos só vão melhorar a qualidade de vida dos cearenses”, disse o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e prefeito de Chorozinho, Francisco de Castro Menezes Júnior.

A partir do ato da assinatura de pactuação por parte dos gestores estaduais e municipais, a SOP começa a receber para análise os projetos de intervenção de cada cidade que aderiu ao programa. Caso aprovada a viabilidade para o início das melhorias viárias, a SOP passa a providenciar a execução das obras. O trabalho será em parceria com o Detran-CE, responsável pela sinalização das vias.

“A maioria das prefeituras não tem condições de fazer o recapeamento e o Governo do Ceará está fazendo essas ações fundamentais para os municípios”, apontou o secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque.

Deixe uma resposta