Gestão inteligente e marketplace pode ajudar frotista a economizar ao abastecer

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mostra que o preço do diesel aumentou 25,78% apenas no primeiro semestre de 2021, chegando, em alguns lugares, a custar R$ 4,616 o litro.

Com a constante alta nos preços dos combustíveis, setores que dependem do diesel para operação, como transportadoras e empresas de logística, precisam buscar o melhor custo-benefício para tentar reduzir o impacto nos lucros.

Uma forma de obter um gasto inteligente é a boa e velha comparação de preços em busca do melhor custo-benefício. Porém, essa busca pode não ser tão simples. Com tantas variáveis em jogo, como localização do fornecedor, preço por litro, descontos e tarifação, é preciso encontrar ferramentas que vão além de uma “simples busca na internet”.

“A tecnologia tem se tornado cada vez mais fundamental na hora de garimpar o melhor preço. Um sistema que cruze as informações e as apresente de forma clara sobre as melhores opções e preços de diesel certamente faz toda a diferença no lucro de uma empresa de transporte”, diz o engenheiro Daniel Colella, CEO da Combudata, empresa que desenvolveu o Combumarket, primeiro marketplace de diesel do Brasil.

O sistema reúne fornecedores de combustíveis, de um lado, e empresas que compram em escala (geralmente empresas que têm frota ou postos revendedores), do outro. O objetivo principal é a conexão entre empresas e fornecedores rigorosamente avaliados de forma a garantir não apenas uma experiência de cotação e compra integrada em uma única plataforma, mas também a entrega de diesel de qualidade segundo os protocolos de segurança exigidos. A ferramenta é gratuita para o demandante (comprador) e para utilizá-la basta realizar o cadastro. Para o ofertante (vendedor) é cobrado um valor sobre a venda do diesel.

Gestão inteligente

Nada melhor que utilizar toda essa informação de modo inteligente, e foi por isso que o Combumarket agora também pode ser visto junto à Gestran, desenvolvedora de soluções em gestão de frotas. A empresa possui soluções para o setor de transporte de cargas, com integrações que vão desde a parte fiscal, como notas e documentos necessários para o transporte de carga, até o controle do desgaste de pneus, troca de peças, consumo de combustível e melhores rotas.

O Gestão de Frota da Gestran substitui planilhas em uma plataforma que integra processos e necessidades das transportadoras e gestores de frota de uma maneira prática e centralizada, evitando falhas na comunicação.

Entre os principais benefícios, além do controle de pneus e manutenção, estão: redução dos custos por km/rodado, aumento da disponibilidade da frota e maior acessibilidade à informação de operação, que pode ser acessada em tempo real, gerando decisões rápidas e assertivas. Sem contar, é claro, o gerenciamento de combustível que ganhará mais poder com a parceria junto ao Combumarket.

A parceria entre a Gestran e o Combumarket funcionará da seguinte forma: haverá uma integração de logins entre as duas plataformas, possibilitando que um cliente da Gestran, após clicar em um botão da plataforma do Combumarket, lá dentro, possa ser redirecionado diretamente para a tela de cotações do Combumarket (usando o mesmo login da plataforma da Gestran). Assim, os clientes da Gestran vão ter o acesso facilitado e integrado para fazer cotações e comprar diesel com preços mais competitivos dentro do marketplace.

“Com a parceria e a integração dos dois sistemas, será possível agregar mais qualidade e possibilidades às transportadoras, que terão acesso facilitado para fazer cotações e comprar diesel com preços mais competitivos”, diz Paulo Raymundi, CEO da Gestran.

Deixe uma resposta